sábado, maio 25, 2024
23.2 C
Portel

Ufra realiza ação com vacinação e cuidados para animais

Com o objetivo de incentivar a vacinação de cães e gatos e a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças infectocontagiosas, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realiza nesta sexta-feira (19), a VI PrevPet, evento que ocorre das 8h às 14h, no ginásio da Ufra, em Belém. No local, serão realizados serviços como vacinação, aplicação de vermífugos e orientações veterinárias. Serão disponibilizadas gratuitamente 150 senhas da vacina antirábica, vírus transmitido pela saliva de animais contaminados. Outras vacinas, como a múltipla, terão custos que variam de R$30 a R$60. 
O VI PREVPET é um evento realizado anualmente pela empresa de medicina veterinária preventiva júnior, a EMEVEP Jr 7 e conta com a presença de alunos de medicina veterinária e médicos veterinários residentes e parceiros.“Assim como nos humanos, a vacinação possui o objetivo de proteger contra doenças infectocontagiosas, é uma forma de proteger a saúde de todos que convivem com os animais, principalmente dentro de casa. Ao vacinar os animais, os tutores estão cumprindo a lei e dando exemplo de cidadania, não deixando que doenças como a raiva, por exemplo, voltem a ser uma ameaça”, explica o professor Alexandre Casseb, orientador da ação. 
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), não há registro de raiva humana em Belém desde o ano de 1987. A forma mais comum de transmissão ao homem é a mordedura, embora a transmissão também possa ocorrer por arranhadura ou lambedura pelo animal infectado. A vacinação é a única forma de prevenir a doença em cães e gatos e, consequentemente, a transmissão ao homem. O professor explica que a vacinação antirrábica deve ser realizada anualmente, ou seja, uma vez ao ano. O animal deve ter a partir de 60 dias de vida e deve estar bem de saúde, sem febre e outras alterações fisiológicas. “Por isso é de suma importância a avaliação veterinária antes da aplicação da vacina. É indicado também que primeiramente seja realizada a vacinação múltipla e a vermifugação”, diz. 
Durante a semana, a Ufra possui um ambulatório de prevenção, que funciona ao lado do canil gatil. No local estão disponíveis para cães as vacinas V11, V10 e bronchi-shield III, que previnem contra a gripe canina. Para gatos está disponível a V4. Além das vacinas, também pode ser emitido atestado de viagem. No ambulatório, todas as vacinas e o atestado são pagos e estão disponíveis de segunda a sexta de 8h às 12h.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade