sábado, julho 27, 2024
24.2 C
Portel

CNH Pai d’égua: edital da segunda edição será publicado nesta terça (9)

O edital da segunda edição do programa CNH Pai D’égua será lançado nesta terça-feira (9). Serão 60 mil pessoas beneficiadas com vagas disponíveis para os 144 municípios.  A iniciativa assegura a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita no Estado.

VEJA MAIS 

[[(standard.Article) Governo do Pará lança novo edital do ‘CNH Pai D’égua’ para população de baixa renda]]

Na edição deste ano, vão poder participar do programa pessoas que moram no Pará, maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Os interessados terão garantidos os atendimentos para primeira habilitação, mudança e adição de categoria.

Os candidatos que forem selecionados pelo programa, poderão fazer todo o processo de habilitação, desde a realização dos exames médicos, práticos e aulas nas autoescolas. Os selecionados pelo programa não vão precisar pagar nenhuma taxa ou valor.

É necessário ficar atento ao calendário de inscrição previsto no edital. A primeira etapa estará destinada a Belém, com abertura das inscrições prevista para o dia 29 de janeiro. As inscrições devem ser feitas de forma on-line pelo site: cnhpd.detran.pa.gov.br.

Esse programa foi criado em 2021, com a oferta de 10 mil vagas, como uma iniciativa do governo do Pará e executado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O objetivo é permitir que os beneficiários utilizem o documento para incrementar a renda. 

Beneficiada na primeira edição do programa, Natália Passinho, 29 anos, conta que o “CNH Pai D’Égua” devolveu para ela a esperança de poder voltar a ajudar sua família com a qualificação necessária para que ela trabalhasse profissionalmente com transporte de pessoas.

“Tenho alguns parentes que trabalham como feirantes, inclusive meu pai, e eu que faço o transporte deles, em uma kombi. Mas eu dirijo desde moto até van. Então essa categoria D me trouxe a possibilidade de fazer esse transporte e talvez futuramente trabalhar de carteira assinada. Essa categoria possibilita diversas oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza.

O programa trouxe oportunidade de uma renda extra para a população, como no caso da estudante Karen Silva, que foi uma das beneficiadas e aproveitou a primeira edição do programa para obtenção sua habilitação. “Utilizo o carro para trabalhar como autônoma, exercendo atividade remunerada, e essa é uma renda extra que posso fazer”, conta.

Fonte: Pará – O Liberal.com 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade