segunda-feira, julho 15, 2024
34.4 C
Portel

Portel recebe capacitações para potencializar o turismo na região

Durante a semana, 20 alunos participaram do curso garçom e garçonete, realizado pela Setur em parceria com o Senar

Conhecido pelos atrativos naturais, como igarapés, praias de água doce, pelos sítios arqueológicos, Turismo de Base Comunitária, cultura e pelo potencial de ecoturismo, com 70% do seu território pertencente à Floresta Nacional do Caxiuanã, o município de Portel, na Ilha do Marajó, recebe duas importantes ações para potencializar o turismo na região e capacitar os prestadores de serviços turísticos. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Turismo local, nesta sexta-feira (21) será realizado o Workshop sobre crédito, financiamento e turismo e durante a semana foi realizado o curso de garçom e garçonete.

No workshop serão apresentadas as linhas de crédito do Banpará para donos de hotéis, pousadas, restaurantes e micro empreendedores. O evento está marcado para as 16h no auditório da Uniaselvi. O evento é gratuito e destinado ao empresariado local. Entre os palestrantes estarão representantes do Banpará e do Sebrae, para abordar sobre a importância da formalização como MEI, técnicos da Setur, representantes do Senar, além do secretário municipal.

Curso – Durante a semana, 20 alunos participaram do curso garçom e garçonete, realizado pela Setur em parceria com Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As aulas práticas ocorreram no Restaurante e Bar Arucará Beach.

Para Wellignton Siqueira, o curso foi uma oportunidade ímpar de se capacitar. “Foi excelente o curso, aprendi diversas coisas como servir, posicionar talheres, drinques, higiene no ambiente, postura, tudo para proporcionar um melhor atendimento ao cliente e turista. Como estou desempregado, pretendo procurar oportunidades na área”, comentou.

Segundo Idinor Ferreira de Oliveira, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Portel, é de extrema importância a efetividade da Setur em proporcionar para Portel essa formação profissional. “O curso atende principalmente a juventude, eles saem do ensino médio e precisam de uma qualificação. A capacitação se soma à potencialidade turística de Portel, fica esse legado para o município, para as pessoas que queiram essa profissão. O empreendedor precisa de pessoas capacitadas com a devida qualificação para fortalecer o atendimento do bar restaurante. Agradecemos a sensibilidade do Governo do Estado, por meio da Setur, por trazer essa extensão de qualificação, que só tem a crescer e o município só tem a ganhar”, sinalizou.

Reprodução

Fábio Junior também foi um dos concluintes do curso. “É de grande importância a Setur trazer esse curso para nosso município, porque percebemos uma carência nessa área turística, de não ter quem possa recepcionar adequadamente. Então foi uma ótima oportunidade de melhora, de geração de emprego. Agora estamos qualificados para entregar o melhor para o cliente, de forma educada e com informações valiosas”, acrescentou.

“Todas as capacitações promovidas pela Setur em parceria com prefeituras e Senar reforçam a importância do apoio a projetos em um segmento vital para o desenvolvimento de uma região: o turismo. Os cursos valorizam a prestação do serviço, do atendimento de qualidade ao turista, fortalecendo toda a cadeia e proporcionando uma oportunidade de renda para os moradores”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade