sexta-feira, junho 14, 2024
23.3 C
Portel

Veja os melhores cortes para churrasco do domingão!

O churrasco é um prato típico em diversas partes do Brasil. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre os melhores cortes de carne para churrasco e como prepará-los corretamente. 
Por isso, preparamos esse guia com dicas que vão ajudar você a escolher e preparar as peças do jeito certo para encantar os seus convidados. 
É muito difícil selecionar a melhor carne para churrasco. Afinal, essa escolha depende, em primeiro lugar, das preferências de cada pessoa. Assim, nosso objetivo não é dar uma resposta, mas sim apresentar opções que vão deixar o seu evento ainda mais especial. 
OS MELHORES CORTES Continue lendo e confira algumas sugestões que vão agradar até os paladares mais exigentes.
1. Picanha
A picanha é a primeira na lista dos melhores cortes de carne para churrasco no Brasil.  Ela possui uma generosa capa de gordura, que contribui para deixar a carne mais saborosa e suculenta. Por isso, essa gordura nunca deve ser retirada antes do preparo do corte. 
Além disso, para garantir uma carne mais macia, é importante se certificar de que a peça seja extraída do local correto, a chamada terceira via, para evitar parte do coxão duro. 
Para uma receita ainda mais gostosa, temos algumas dicas:  Use apenas sal grosso na preparação;Asse o corte inteiro, em steaks, no espeto ou na grelha;Sirva a picanha mal passada, para que não fique seca ou dura.2. Costela
Costelas suínas, bovinas e de ovelha também são ótimas para o churrasco. Afinal, a carne também tem uma grande camada de gordura, responsável por deixá-la ainda mais saborosa. 
O preparo pode levar sal grosso, temperos ou molho barbecue, que combina muito bem com esse corte. Além disso, a carne possui fibras grossas e compridas, o que exige mais cuidado e tempo para assar. 
3. Alcatra
O miolo da alcatra é um corte com menos gordura, no entanto é muito macio e saboroso. Além disso, tem um rápido tempo de cozimento e é ideal para ser assado inteiro, no espeto ou na grelha. 
Esse corte é uma boa opção para iniciar o churrasco, pois fica pronto em cerca de 10 a 15 minutos. Para garantir uma carne saborosa, a dica é levar a carne à grelha, em fogo médio para baixo, e assar os dois lados igualmente.
4. Contra-filé
O contra-filé é um corte macio e com sabor acentuado, que deve ser assado em altas temperaturas para evitar que a carne enrijeça. Além disso, é recomendado remover o nervo lateral no sentido da fibra.
A carne é ótima para  quem gosta do corte mal passado ou ao ponto e pode ser preparada no espeto, usando apenas sal grosso, ou na grelha, com legumes e outros temperos. 
5. Fraldinha
A fraldinha é o corte ideal para quem quer uma carne mais leve e menos calórica, pois possui baixa concentração de gordura, sabor suave e fibra macia. 
Destaque entre os melhores cortes de carne para churrasco, ela tem fibras longas, corte pequeno e é assada mais rapidamente. Utilize sal grosso e temperos de sua preferência e asse em grelhas com cortes grossos para não ressecar.
6. Maminha
Possui sabor suave e grande quantidade de gordura, que deve ser mantida para preservar o sabor e a maciez da carne. Para garantir a suculência, o ideal é assar a maminha em uma grelha, com brasa muito forte. 
Na hora de servir, a dica é fatiar a carne na direção contrária às fibras para deixar a carne ainda mais macia.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade