segunda-feira, junho 24, 2024
25.8 C
Portel

Passa a valer o novo sistema de matrículas da rede pública

MATRÍCULAO Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), detalha nesta quinta-feira (4), às 10h, em Belém, o novo sistema de matrículas unificado que passa a valer para a rede pública de ensino. A apresentação será conduzida pelo secretário de Educação, Rossieli Soares, que vai repassar à imprensa todos os detalhes do sistema unificado, assim como informar sobre a abertura da matrícula para novos alunos da rede, por meio do site criado pela secretaria.DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIAO Pará continua registrando redução expressiva nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os novos dados foram divulgados ontem pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup. Ao todo, foram registrados 1.963 homicídios, com uma redução de 14%, quando comparado a 2022, e de 49% em relação a 2018. A partir de 2019, o governo do Estado passou a combater a criminalidade de forma integrada. Em 2023, foi alcançado o feito histórico de diminuir os números de CVLI para menos de 2 mil casos.
OPERAÇÕES
A PMPA, que tem a atribuição constitucional de realizar o policiamento ostensivo para preservar a ordem pública, foi fundamental para esses resultados. Em 2023, diversas operações foram desencadeadas visando reforçar o policiamento, abrangendo a prevenção e a repressão qualificada. Entre as ações realizadas pelo Departamento Geral de Operações da PM, está a Operação Polícia Mais Forte, que diariamente utiliza viaturas, além do policiamento ordinário, nos principais corredores da Região Metropolitana e do interior do Estado.
KAFKA
O relato de uma internauta, narrando a saga da família para encerrar a conta bancária da falecida mãe, despertou uma onda de indignação nas redes sociais. Apesar de oficialmente fechada várias vezes, o banco insiste em manter a conta ativa. Com cobranças diárias de taxas, o procedimento faz inveja à Kafka. A cada dia uma gerente nova é designada para resolver a situação, mas o drama se arrasta há meses. Um desrespeito sem tamanho, que inclui renovar contrato de seguros em nome de uma pessoa falecida. O caso já foi denunciado ao Procon.ARQUIPÉLAGO
A Região de Integração do Marajó tem cinco entre os 10 municípios paraenses que mais dependem do poder público. As informações são do relatório de PIB municipal, elaborado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e pelo IBGE. Melgaço, Anajás, Curralinho, Breves e Gurupá são cidades altamente dependentes da administração pública. A campeã é Melgaço, conhecida nacionalmente por ter o menor IDH do Brasil, onde o poder público responde por 71,8% da economia.
CONCORRENTE
A 5ª edição do Prêmio Res Pública, organizada pela fundação homônima, sediada em Lisboa, tem como tema central alterações climáticas e políticas públicas. Rogerio Almeida, professor do curso de Gestão Pública, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), assina o ensaio “Amazônia – Entre Juruti-Santarém: rebojos sobre um passado que não passa”, em sua primeira versão, que foi selecionado para o exame final do concurso junto com mais 34 concorrentes do Brasil e Portugal.
LINHA DIRETA

O Guia Grande Belém do Grão-Pará chega a sua 15ª edição e será lançado às vésperas do aniversário de Belém, no dia 10 de janeiro, no hotel Grand Mercure.De responsabilidade das editoras Verde e Guia, dos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, o suplemento soma mais de 300 páginas que reúnem o que há de mais especial na capital paraense.Inscrições abertas até 9 de janeiro para a oficina gratuita “Estratégias de Marketing Digital para a Cultura em Belém”, promovida pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz-MA). As atividades serão realizadas de 15 a 19 de janeiro em Belém, no N Office Nazaré.São 15 vagas disponíveis e carga horária de 16 horas/aula. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, que atuam ou desejam atuar em artes e cultura, por meio do formulário no link: https://forms.gle/UQWMRF3JqwYiq6vH9.A Ufopa lançou ontem, 3 de janeiro, os editais dos processos seletivos especiais para candidatos indígenas (PSEI) e quilombolas (PSEQ). Gratuitas, as inscrições serão realizadas de 10 a 24 de janeiro de 2024, exclusivamente pela internet – ufopa.edu.br.Leitora da coluna que anda com laudo de asma crônica grave na bolsa diz ter recebido resistência na UBS onde finalmente achou a vacina, depois de passar por outras três, contra a Covid-19 para ela e para a filha menor de cinco anos. O laudo passou por mais de uma mão para que a aplicação fosse autorizada.Pessoas com dívidas junto à Receita Federal têm até o dia 1º de abril para quitá-las sem juros e multas. Além de pessoa física, a Autorregularização Incentivada de Tributos também pode ser aderida por empresas. Com a medida, o débito pode ser pago à vista ou metade do valor como entrada e o restante parcelado em até 48 meses.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade