O Hospital Regional da rodovia PA-279 (HRPA-279), localizado em Ourilândia do Norte, sudeste do Pará, deu início, nesta quinta-feira (25), aos atendimentos ambulatoriais. A unidade foi inaugurada no último dia 18 e deve atender pacientes oriundos de mais 14 municípios da região de integração do Araguaia.
Ao todo, 58 consultas já estão agendadas para algumas das especialidades ofertadas pelo hospital, sendo divididas entre ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, dermatologia, fonoaudiologia, clínica médica e cirurgia geral. Os pacientes foram encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde.
VEJA MAIS
O atendimento ambulatorial faz parte do primeiro momento do funcionamento do hospital. De forma gradativa, a nova unidade estará disponível também para atendimento hospitalar nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, além do serviço de hemodiálise, com 10 máquinas para atender pacientes renais crônicos.
Como suporte a todos esses serviços, o HRPA-279 também possui um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como Raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.
O Hospital Regional da PA-279 simboliza mais um passo do governo estadual na descentralização do atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com isso, a população da região do Araguaia não vai precisar mais se deslocar para Marabá, Redenção ou até mesmo para a capital paraense para ter acesso a atendimento de alta complexidade”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.
Além de Ourilândia do Norte, o HRPA-279 atenderá a população que será encaminhada pelas Secretarias de Saúde de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Estrutura
Ao todo, o hospital possui 13 mil metros quadrados de área construída. O novo prédio terá quatro andares, recepção, ambulatório, farmácia, setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto, além de estacionamento e área de circulação.
Fonte: Pará – O Liberal.com