Mais de 85 mil estudantes se matricularam na rede estadual de ensino, como apontam dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). De 6 a 18 de janeiro, foi realizado o processo de Matrícula 2024 para novos estudantes, ou seja, que ainda não possuem vínculo com a rede pública de ensino do Pará. Pela primeira vez, o processo foi realizado de maneira 100% online, ou seja, exclusivamente no site de matrículas que foi criado pela Seduc.
Segundo a secretaria, foram disponibilizadas vagas para todos os níveis e modalidades da educação básica para escolas estaduais e tecnológicas do Estado. Para os estudantes que já são da rede pública estadual de ensino, a rematrícula foi realizada pela própria escola. “Esse é um ano muito importante para a educação do Pará. Todas as nossas equipes estão empenhadas para que possamos entregar uma educação pública de qualidade para todos, e com isso, nossos estudantes tenham todas as ferramentas necessárias para ir além, para realizar seus sonhos. O Pará vai estar no lugar em que ele merece, como referência em educação para o Brasil”, ressaltou o secretário de Educação, Rossieli Soares.
Aproximadamente 59 mil matrículas foram efetivadas pelo sistema integrado, que facilitou o ingresso de estudantes de redes municipais na rede estadual. Ação é necessária quando as escolas da rede municipal não ofertam a etapa de ensino a ser cursada. O processo integrado de matrículas começou no início de dezembro, em parceria com as secretarias municipais de educação que aderiram ao chamamento da Seduc.
Ano letivo de 2024
No Pará, o ano letivo de 2024 é marcado pelo aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral, que começa no dia 29 deste mês. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino. O primeiro bimestre acontecerá de 29 de janeiro a 12 de abril; o segundo de 15 de abril a 28 de junho. Já as férias escolares acontecerão de 01 a 31 de julho, com todos retornando para o terceiro bimestre de 01 de agosto a 04 de outubro. Por fim, o quarto bimestre acontecerá de 07 de agosto a 20 de dezembro.
“Para 2024, fortalecemos o programa com um aumento superior a 100% nas vagas disponíveis, e vamos seguir fazendo mais. O ensino integral é fundamental para que nossos estudantes tenham maiores condições de formação e desenvolvimento na educação básica. Estamos, e seguiremos, ampliando a quantidade de escolas nesse formato para que a maior quantidade possível de estudantes tenham acesso a esse modelo de ensino que muda a vida, que abre portas para o futuro”, explicou o secretário.
Fonte: Pará – O Liberal.com