sexta-feira, junho 14, 2024
23.3 C
Portel

Lula decreta luto de três dias em homenagem a Zagallo

O presidente Lula (PT) decretou luto oficial de três dias em homenagem a Mario Jorge Lobo Zagallo, tetracampeão do mundo com a seleção brasileira.
O ícone do futebol morreu no final da noite de sexta-feira (5), aos 92 anos. Ele estava internado no hospital Barra D’Or desde 26 de dezembro. Segundo a unidade médica, Zagallo morreu por falência múltipla de órgãos.
“Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país”, escreveu Lula nas redes sociais.
Mais cedo, o mandatário já havia publicado um texto em homenagem ao ex-técnico de futebol. “Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial”, afirmou.CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Galvão se despede de Zagallo: “Mudou a história do futebol””Vocês vão ter que me engolir”: veja as frases de ZagalloVelório de Zagallo será na sede da CBF no Rio neste domingo
Zagallo será velado neste domingo (7) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O velório vai começar às 9h30 e será aberto ao público.
O ex-atleta conquistou quatro vezes a principal competição mundial de futebol entre seleções, disputada desde 1930: duas como jogador (Suécia-1958 e Chile-1962), uma como treinador (México-1970) e uma como auxiliar técnico (EUA-1994).
Além dele, somente o alemão Franz Beckenbauer (Alemanha-1974 e Itália-1990) e o francês Didier Deschamps (França-1998 e Rússia-2018) ganharam a Copa como jogador e técnico.
O jogador Zagallo vestiu 37 vezes a camisa da seleção brasileira (com 30 vitórias, quatro empates e três derrotas) e marcou quatro gols. Como técnico do Brasil, foram 154 partidas (110 vitórias, 33 empates, 11 derrotas e a famosa frase “Vocês vão ter que me engolir!”). Os dados são da Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Quer saber mais notícias do futebol brasileiro? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Nos clubes, em 35 anos de carreira, dirigiu, entre outros, Botafogo, Vasco, Fluminense e Portuguesa. Encerrou a trajetória de treinador em 2001, no Flamengo.
Zagallo nasceu em Maceió (AL), só que logo a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi criado. Seu primeiro clube foi o America, do qual era sócio. Defendeu a cor vermelha da agremiação nas equipes de base de futebol e de tênis de mesa, modalidade em que tinha habilidade acima da média.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade