Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo, será o novo Secretário Nacional de Segurança Pública do Governo Lula (PT). Ele aceitou o convite do futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Trajetória de Mário Sarrubbo
Sarrubbo é membro do Ministério Público de São Paulo desde 1989 e é o atual procurador-geral de Justiça. Indicado por João Doria em 2020, assumiu o cargo e, em 2022, foi reconduzido por Rodrigo Garcia para um novo mandato de dois anos, com término previsto para abril de 2024.Desafio na Secretaria de Segurança Pública
Ao aceitar o convite, Mário Sarrubbo torna-se o rosto do principal desafio de Lewandowski na pasta da Justiça, que pretende assumir após ser contrário à recriação do Ministério da Segurança Pública, uma área criticada no governo petista por conta do pouco avanço.
Escolhas estratégicas de Lewandowski
Além de Sarrubbo, Lewandowski selecionou o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto para ser seu número 2. Ex-secretário-geral do STF e do TSE durante a presidência de Lewandowski na Corte, Almeida Neto substituirá Ricardo Cappelli, cujo futuro no governo Lula permanece incerto.
Possíveis continuidades no Ministério da Justiça
Ricardo Lewandowski considera manter pelo menos um secretário do atual Ministério da Justiça. Segundo a colunista Carolina Brígido, o deputado petista Wadih Damous, atual titular da Secretaria Nacional do Consumidor, é cotado para permanecer no cargo, indicando uma possível transição suave em setores-chave da pasta.Leia mais sobre política:
Supremo deve julgar aborto e porte de drogas em 2024TSE recebe sugestões sobre regras para eleições de 2024
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias