segunda-feira, junho 17, 2024
24 C
Portel

Grilos transmitem doenças? Veja que cuidados tomar!

Neste período de “inverno amazônico”, a presença de grilos se torna mais constante. Conhecidos pelo som característico que emitem, eles podem ser encontrados em diversos ambientes, desde jardins até residências e áreas urbanas. Apesar de não serem considerados vetores diretos de doenças, os grilos podem representar um risco à saúde humana e vegetal, pois transitam por locais contaminados e causam danos às plantas.
Apesar do incômodo, os grilos não causam doenças, mas podem levar em suas patas bactérias que podem causar problemas de saúde, afinal circulam em lixo, esgoto e demais locais impróprios, e podem contaminar alimentos, utensílios e superfícies com esses microorganismos. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Dedetibrás Controle de Pragas (@dedetibras)
Além disso, os grilos podem atrair seus predadores naturais, como escorpiões, aranhas e morcegos, que podem ser perigosos para os humanos. Por isso, é importante evitar a presença de grilos dentro de casa, pois eles podem atrair esses visitantes indesejados.
Os grilos também podem causar prejuízos às plantas, principalmente em jardins e hortas. Eles se alimentam de folhas, brotos, sementes e raízes, prejudicando o crescimento e a produção das plantas. Além disso, eles podem transmitir doenças às plantas, como o mosaico do pepino, que causa manchas amareladas ou murchas nas folhas.

Água no pé da mesa ajuda a evitar formigas em casa? Confira!Saiba como evitar carrapatos do seu bichinho de estimação 
Para evitar esses problemas, existem algumas medidas de prevenção e controle que podem ser adotadas. Uma delas é manter o ambiente limpo e livre de detritos orgânicos, que podem servir de abrigo e alimento para os grilos. Outra é usar armadilhas ou repelentes naturais, como óleo de neem ou extrato de alho, que afastam os grilos sem prejudicar o meio ambiente.
Em caso de infestação, o aconselhável sempre é contar com os serviços de uma dedetizadora para que faça a remoção e maior controle e prevenção dos insetos.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade