Marabá vai receber nesta quarta-feira (19) um importante Workshop para o ramo do agronegócio, especificamente a cadeia de criação de gado da região. É o “Descomplicando o Pasto – Workshop de controle dos capins invasores”, que vai acontecer no Carajás Centro de Convenções. O evento contará com palestras e mesas redondas de especialistas a respeito da qualidade do pasto para consequente qualidade na carne do gado paraense. Segundo o presidente da Associação dos Criados de Gado do Sul e Sudeste do Pará – Acripará, Maurício Fraga, um dos grandes problemas dos criadores de gado é o chamado “capim invasor”, porque os mesmos herbicidas que combatem os capins invasores, também acabam matando os capins saudáveis e prontos para o consumo do gado.Veja também:Vídeo: brinquedos quebrados oferecem riscos às criançasPM realiza aula inaugural do Curso de Força Tática 2023Processo seletivo do IBGE abre vagas no PA e mais 8 estados”É um problema sério que vem acometendo todo o Brasil e por isso organizamos esse workshop para falar sobre o controle desses capins, conhecidos como capim-capivara e o capim capeta, que vem trazendo problemas sérios para a nossa pecuária”, esclareceu Maurício Fraga.O evento contará com a presença do professor Adilson de Paula Almeida Aguiar que ministrará palestra no Workshop de Controle dos Capins Invasores: “Descomplicando o Pasto”. O tema da palestra do professor Adilson Aguiar será “Fundamentos do manejo e controle de plantas invasoras para o controle específico de capins invasores”. Além do professor Adilson Aguiar, outros importantes profissionais da área estão confirmados no evento.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
O workshop também apresentará palestras de dois produtores da região mostrando como eles estão lidando com a situação e após, palestras de autoridades de renome nacional. “É o professor Emerson Alexandrino da faculdade do Tocantins, o pesquisador Moacyr Bernardino Dias Filho da Embrapa em Belém e o professor Moacyr Filho que já é conhecido por dar assessoria aos criadores da região”, explicou o presidente da Acripará.ACADÊMICOSAlém disso, após as palestras, irão acontecer mesas-redondas entre os empresários pecuaristas e os estudantes agrários de faculdades e cursos da região, com o intuito de passar as experiências e tirar dúvidas desses estudantes. “Nosso intuito é integrar mais o aluno ao setor produtivo”, explicou Maurício Fraga.SERVIÇODESCOMPLICANDO O PASTOWorshop de controle dos capins invasoresInscrições: R$ 300,00Fone: (94) 99120-1755Acripará – Associação dos Criados de Gado do Sul e Sudeste do ParáData: 19/04/2023Local: Carajás Centro de Convenções – Leonildo Borges Rocha Hora: 08:00
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias