O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS), divulgado em 4 de dezembro de 2024, revelou que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades matemáticas básicas, como a tabuada. Além disso, muitos demonstram dificuldades em interpretar gráficos simples e realizar operações com números de três algarismos. A média brasileira em matemática foi de 400 pontos, posicionando o país à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul entre os 64 participantes.
No 8º ano, a situação é ainda mais preocupante: 62% dos estudantes não alcançaram o nível mínimo de conhecimento em matemática, evidenciando deficiências em conceitos fundamentais, como formas geométricas básicas.
O estudo também destacou a influência negativa do bullying no desempenho acadêmico. No 4º ano, 24% dos alunos relataram sofrer bullying, apresentando médias de 368 pontos em matemática e 387 em ciências, enquanto aqueles que raramente ou nunca sofreram bullying alcançaram 427 e 459 pontos, respectivamente.
Esses resultados evidenciam a necessidade urgente de melhorias no sistema educacional brasileiro, especialmente no ensino de matemática, para garantir que os estudantes adquiram as competências essenciais desde os primeiros anos escolares.