domingo, novembro 24, 2024
26.2 C
Portel

Arrastão do Círio celebra centro histórico de Belém

Uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré com um cortejo especial pelo Centro Histórico de Belém. Essa é a proposta do Arrastão do Círio, que está confirmado para o dia 07 de outubro deste ano, véspera do Círio de Nazaré, quando serão esperados milhares de brincantes pelo evento. A concentração será às 9h, na avenida Castilhos França com a avenida Presidente Vargas, e saída às 11h, após o Círio Fluvial.
O lançamento oficial do Arrastão do Círio ocorreu na última sexta-feira, 15, com show gratuito do Arraial do Pavulagem no Teatro Estação Gasômetro. No mesmo local, pela manhã, foram anunciadas as novidades do cortejo deste ano em uma coletiva de imprensa, que reuniu o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva; o presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Jamil Mousinho, e Renata Sade, representante da Equatorial, empresa patrocinadora do evento.
Cada experiência de construção do cortejo é diferente, reflete Ronaldo Silva. “Quando a Romaria Fluvial sai lá de Icoaraci, ela vem trazendo a questão da carpintaria naval, não só a tradicional, mas a contemporânea: vem iate, jet-ski e outras embarcações diversas. O que a gente vê é que este cortejo é revelador. Ele revela que nós, amazônidas, temos uma relação extremamente ligada à água. Nós somos ligados a esse tempo sagrado, da maré encher, da maré vazar. Então isso é profundo”, reflete o presidente do Arraial e músico do Arraial do Pavulagem.
Para montar este cortejo, a organização do evento promete um momento de emoção, antecipa Ronaldo Silva. “Quando ela [a imagem de Nossa Senhora de Nazaré] encosta na Escadinha, e para na frente para a gente fazer uma homenagem, a gente recebe ela com música e uma que talvez seja a homenagem mais profunda feita para a Virgem de Nazaré que é o ‘Lírio Mimoso’. É tradicional, é um momento singelo para a gente ali”, diz.
O Arrastão do Círio tem algumas características diferentes dos famosos arrastões juninos do Pavulagem. Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas). Também é possível ver elementos cênicos e personagens específicos da época, que harmonizam com as celebrações da época de Círio.
TRAJETO
Com a reforma da Praça Dom Pedro Teixeira, o cortejo especial desde o ano passado, segue em direção ao entorno do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, descreve Ronaldo Silva. “Na chegada do cortejo, ele vai formatar uma roda, com as danças circulares. A concentração começa logo cedo, a partir de 9h, na esquina do Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, no sentido Ver-o-Peso. Depois, o cortejo sai por volta de 11h e segue direto pelo Boulevard, dobra na rua 16 de Novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II. Lá terá show da banda Arraial do Pavulagem e de convidados”, detalha.
A criação e produção do 21º Arrastão do Círio é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Lei Semear, Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e em parceria com a Prefeitura de Belém através da Fumbel – Fundação Cultural do Município de Belém.
A representante da Equatorial destaca a importância de as empresas incentivarem eventos como este. “Quando se trata de cultura, isso é muito importante para um estado que diz respeito à raiz, à identidade de um povo. Então, todos os projetos patrocinados por nós têm um cunho de responsabilidade social, de sustentabilidade. E o Arrastão do Círio é um fenômeno, além de ser um patrimônio do Pará. As empresas precisam olhar e a gente tem esse cuidado de fortalecer e valorizar aquilo que é nosso”, afirma.
“Nós sabemos perfeitamente do trabalho do Instituto Arraial do Pavulagem, no sentido de apontar para a educação ambiental e para a educação de uma forma geral. Isso é muito importante, eu acho que quem ganha é a população de Belém, mas para além disso, os turistas, que certamente estarão presentes nessa grande festa. A nossa parceria vem muito no âmbito institucional para que a gente possa viabilizar os ensaios [que começaram neste sábado, 16] e o grande dia do evento, no sábado da Trasladação”, enfatiza Jamil Mousinho, presidente da Fumbel.
Programe-se
Arrastão do Círio 2023
Quando: 07/10 (sábado – véspera do Círio de Nazaré): às 9h (concentração); às 11h (saída do cortejo, após o fim do Círio Fluvial).
Onde: Boulevard Castilhos França c/ Av. Presidente Vargas (partida) e Praça Dom Pedro II (chegada)
Ensaios
Quando: Até 05/10, das 18h30 às 21h (segunda a sexta), das 16h às 18h (sábado) e 10h às 12h (domingo), em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem.
Mais informações: https://linktr.ee/pavulagem

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade