domingo, novembro 24, 2024
26.4 C
Portel

Sudeste do Pará ganha mais uma Usina da Paz e um Núcleo Integrado de Segurança

O Governo do Pará dará início às obras de construção da Usina da Paz em Dom Eliseu, no sudeste paraense. O complexo de cidadania e segurança, que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), será instalado à Rua Sete de Setembro, no bairro Tropical. A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (17), pelo governador Helder Barbalho. Outro município na mesma região que também foi contemplado com obras do Executivo Estadual é Paragominas, que ganhou um novo Núcleo Integrado de Operações (Niop).

“Este é o início das obras da Usina da Paz de Dom Eliseu, que permitirá ao programa TerPaz avançar nesta região. Esta experiência faz com que o município possa recepcionar um conjunto de serviços, colaborando para que a população dessa região possa ter paz e cidadania”, destacou o governador.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Breves recebe a primeira Usina da Paz na Ilha do Marajó]]

[[(standard.Article) Primeira Usina da Paz do Baixo Tocantins será construída em Cametá]]

[[(standard.Article) Governo autoriza obras da Usina da Paz e entrega investimentos em segurança e habitação]]

O modelo adotado pelo Pará com as Usinas da Paz reúne diversas ações e serviços que contemplam áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, sem deixar de lado a perspectiva da repressão criminal. Mais de 70 serviços intersetoriais são disponibilizados por meio desse programa, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Cada Usina da Paz tem um projeto arquitetônico padrão e oferece inúmeros serviços gratuitos à comunidade, desde atendimento médico e odontológico até emissão de documentos, capacitação profissional, instalações esportivas e culturais. Todas as ações criam um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento humano.

A UsiPaz é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Vale, que contribuirá com royalties da exploração de minério em solo paraense. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, impulsionando uma visão de futuro mais seguro e inclusivo em Dom Eliseu. Para o governo, a nova Usina é um passo significativo no fortalecimento da segurança e cidadania na região.

Segurança

A nova sede do Núcleo Integrado de Operações (Niop) em Paragominas funcionará no 19º Batalhão de Polícia Militar e atenderá às chamadas de urgência e emergência da região, incluindo os municípios de Dom Eliseu e Ipixuna do Pará, além de monitorar as vias públicas a partir de um sistema de vigilância que conta com mais de 28 câmeras de videomonitoramento, incluindo equipamentos de reconhecimento de placas veiculares.

O espaço reconstruído atenderá também às chamadas do Pró-Mulher Pará, viabilizando o envio de viaturas especializadas para o atendimento de ocorrências de violência contra a mulher, assim como os chamados de busca e resgate direcionados ao Corpo de Bombeiros Militar. Serão recebidas ainda as chamadas de acidentes e demais serviços de urgência e emergência, atendidos pelos canais 190 e 193.

Durante a agenda de trabalho na região, o governador entregou 60 cartas de crédito do Programa CredCidadão, totalizando R$ 180 mil em crédito para micros e pequenos empreendedores locais; beneficiou 239 famílias com cheques do programa habitacional “Sua Casa” e entregou 60 certificados para concluintes de cursos oferecidos pelo Programa Qualifica Pará.

“Para mim, esse é um presente de Deus. A minha casa é de madeira, e eu vou construir para ficar do jeitinho que eu quero”, disse a moradora Francisca Fernandes ao receber os cheques do “Sua Casa”.

Fonte: Pará – O Liberal.com 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade