A startup NeuroIdentify, sediada no Pará, desenvolveu uma plataforma digital voltada para a identificação e apoio de estudantes neurodivergentes em sala de aula. A ferramenta, baseada em critérios científicos, permite que educadores tenham um levantamento sobre características associadas ao TDAH, autismo e outras condições, auxiliando na construção de um ambiente escolar mais inclusivo.
A ideia da plataforma surgiu da experiência pessoal do cofundador e CEO da NeuroIdentify, Gleyson Santos, que recebeu um diagnóstico tardio de TDAH e enfrentou dificuldades acadêmicas. “Queremos transformar o ensino, promovendo um ambiente mais acessível para estudantes neurodivergentes”, afirma.
Como funciona a plataforma?
Desenvolvida com base em manuais diagnósticos reconhecidos na área da psicologia, a ferramenta não substitui um laudo clínico, mas oferece um levantamento preliminar que indica a presença de características neurodivergentes. Os educadores têm acesso a um painel que aponta níveis de atenção para cada estudante, permitindo uma abordagem mais personalizada dentro da sala de aula.
Especialistas apontam que tecnologias desse tipo podem auxiliar na educação inclusiva, desde que utilizadas como apoio ao trabalho pedagógico e não como substituição de diagnósticos clínicos.
Reconhecimento internacional e planos de expansão
A NeuroIdentify foi reconhecida durante o evento Web Summit Lisboa 2024, um dos maiores encontros globais de inovação e tecnologia. A apresentação da ferramenta despertou o interesse de startups europeias e grupos focados na transição de tecnologias para o mercado internacional, reforçando o potencial do projeto.
Atualmente, a empresa planeja expandir sua atuação para toda a região Norte e, futuramente, para outros estados brasileiros e até para Portugal. O aplicativo deverá estar disponível para download em breve.
Com informações: Raphaela Aguiar