A Seduc PA está prevista para ser contemplada no pacote de concursos programados para o estado em 2023. A expectativa é que sejam oferecidas 3.000 vagas para a secretaria.
Essa informação foi divulgada pelo jornal Diário do Pará no último domingo, dia 27, com base em informações da Secretaria de Planejamento e Administração.
Desde fevereiro, o secretário de Educação, Rossieli Soares, já havia adiantado que o novo concurso da Seduc PA seria realizado no segundo semestre de 2023. Segundo ele, as vagas serão destinadas à contratação de professores efetivos.
Rossieli Soares informou que já existe uma comissão de discussão sobre o concurso em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE PA). Esses dados foram fornecidos pelo secretário em entrevista ao Grupo Liberal e posteriormente confirmados pela vice-governadora Hana Ghassan em suas redes sociais.
“Podemos garantir: teremos um concurso público na área da educação no segundo semestre. Já estamos criando uma comissão de discussão com a PGE, tive uma reunião com o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, e com a titular da Seplad [Secretaria de Estado de Planejamento e Administração], Elieth Braga, e devemos discutir para lançar o mais breve possível este concurso público para professores”, disse Soares.
Ainda não há informações sobre se todas as 3.000 vagas do concurso da Seduc PA serão destinadas a professores ou se outras carreiras também serão contempladas.
TCE já recomendou a abertura do concurso da Seduc PA O Tribunal de Contas do Estado do Pará já recomendou que a Secretaria de Educação realize um novo concurso para cargos do seu quadro de pessoal, principalmente para a contratação de profissionais na área da educação indígena.
De acordo com o tribunal, as necessidades da secretaria são permanentes e devem ser supridas por meio de servidores concursados.
Em 2020, um concurso da Seduc PA chegou a ser anunciado pelo governo do estado. No entanto, devido à Lei Complementar 173/2020, que restringiu as contratações de servidores, os preparativos para a seleção foram adiados.
O estado do Pará possui diversas vagas em aberto para o cargo de Professor Classe I (classe inicial). Sem a realização de concursos, o déficit é suprido por meio de processos seletivos para temporários.