Para o fomento da Educação de Ensino a Distância (EAD), no estado do Pará, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Coordenadoria de Educação a Distância (Coead), promove o método de ensino para alunos e docentes por meio do website ead.sectet.pa.gov.br de maneira totalmente gratuita.
Atualmente, são ofertados, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), três cursos, totalmente gratuitos, como Metodologias Ativas de Aprendizagem; Matemática Aplicada no Cotidiano do Trabalho; e Aperfeiçoamento da Linguagem para Comunicação no Mundo do Trabalho.
Para a realização do cadastro, o aluno irá criar login e senha, disponibilizando informações básicas (nome e sobrenome, endereço, CPF e e-mail, por exemplo) e, após a inscrição, os cursos ficam disponíveis, sendo possível matricular em todos, com um período de seis meses para a conclusão.
O coordenador de Ensino a Distância da secretaria, Jackson Tavares, destaca a importância dos cursos on-line para a população.
“O ensino a distância, as tecnologias da informação e da comunicação facilitam o acesso das pessoas que, por qualquer motivo, não podem ter aulas presenciais ou assistir aulas presenciais quer seja pela questão da mobilidade urbana, um horário no trabalho, de saúde, qualquer que seja a sua relação com a disponibilidade e isso facilita porque disponibilizamos cursos dessa magnitude para atender os alunos nos 144 municípios. Nós temos uma infraestrutura com especialistas dando retaguardas pedagógicas e especialistas que fazem com que esse acompanhamento seja bastante didático e efetivo. Acreditamos que essa ferramenta que a Sectet disponibiliza pra todas as pessoas facilita para que haja um passo fundamental para fortalecer, ainda mais, a qualidade na educação do nosso país e principalmente do nosso estado devido às condições geográficas serem bastante adversas”, ressaltou Jackson.
Os módulos presentes nos cursos se destacam por serem 100% on-line e contam com a carga horária de 40 horas, acompanhamento pedagógico. Em 2023, os cursos receberam 86.205 acessos e já contaram com 26.804 alunos, percorrendo os 144 municípios paraenses.
Fonte: Agência Pará