sábado, maio 25, 2024
23.2 C
Portel

Rádio Clube do Pará comemora 95 anos de história

A Rádio Clube do Pará celebra hoje 95 anos de história, sendo grande parte como líder de audiência. Com o centenário “batendo na porta”, a emissora continua servindo a população de um jeito moderno e atenta aos principais acontecimentos do Pará, do Brasil e do mundo.
Fundada em 1928, a “Poderosa” começou como uma associação de amigos entusiastas da novidade, daí veio o nome que conhecemos até os dias atuais, a famosa “Rádio Clube”. Foi naquele mesmo ano que aconteceu a primeira transmissão, em 22 de abril, sob o comando dos pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença.
Fiéis preparam homenagens para o dia de São Jorge
Mas nem tudo foi fácil no começo, já que a falta de tecnologia adequada, mudanças de espaço físico e a preparação da equipe passaram a ser as principais dificuldades do início dos trabalhos. Entretanto, a Clube superou todos os percalços para se tornar o que é hoje: referência, principalmente por ter transmitido os principais eventos no Pará e no país, como eleições, grandes eventos e conquistas esportivas.
Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da rádio, contou que o veículo só chegou onde está por ajuda de muitos. “Nesses 95 anos de sucesso, os parabéns são para todos que passaram por aqui e para aqueles que ainda estão se doando, com amor, para que possamos ser grandes a cada dia. Tenho certeza que todas essas pessoas têm orgulho pelo legado que deixaram e têm deixado”, disse.
“Estivemos por quase 30 anos consecutivos na liderança absoluta no segmento AM, de ponta a ponta, de segunda a domingo, em toda a programação, baseada no tripé esporte, jornalismo e entretenimento. Isso é algo imensurável, tanto que todas as outras rádios reunidas não conseguem ter um terço da nossa audiência. Então é uma comemoração que tem um significado mais que especial”, completou Nonato.
Resex do Pará ganha web série sobre manejo sustentável
Comemorar mais um ano é saber que junto vem a experiência da idade e a necessidade de acompanhar o processo de modernização. Foi desta forma que, em outubro do ano passado, a quarta emissora mais antiga do Brasil migrou da Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM) e passou a transmitir toda a programação no prefixo 104,7 FM, abrindo as portas para novos ouvintes.
No ano passado, uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Media apontou que a Rádio Clube se mantém na liderança de forma absoluta na frequência AM no estado, com 73,30% de audiência, o que representa quase quatro vezes o percentual da segunda colocada (20%). O levantamento registrou ainda que o veículo de comunicação possui mais de 82 mil ouvintes por dia e 175 mil no alcance máximo.
De acordo com o diretor de esportes da emissora, Guilherme Guerreiro, a mudança era um clamor da população. “Todos perguntavam: ‘quando vai para o FM?’. E conseguimos dar esse presente para os paraenses. Foi uma conquista chegar na Frequência Modulada e por isso vivemos uma dupla emoção, a de transformar o áudio do AM para o FM e comemorar mais um aniversário da rádio”, afirmou.
Surfando na onda da internet, a emissora entrou nos meios digitais pelos Facebook, Instagram e Twitter como forma de divulgar a programação e interagir – ainda mais – com os ouvintes, com destaque para o WhatsApp, que possibilita o envio de mensagens com informações, reclamações e denúncias, oferecendo uma participação ativa da população.
“Não tem como pensar nos 95 anos da Rádio Clube sem parabenizar nossos amigos e amigas ouvintes, pois sem eles não estaríamos hoje aqui. São mais de nove décadas e quase um século ouvindo o nosso trabalho de forma convencional (pela rádio) e agora com possibilidade de acompanhar também no formato on-line. Isso se reflete em nosso slogan: Aconteceu, Liga na Clube!”, ressaltou Guerreiro.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade