sexta-feira, junho 14, 2024
23.3 C
Portel

Previsão para a semana é de chuvas intensas em todo o Pará

Que as chuvas já se tornaram algo cultural no Pará, isso não dá para negar. Mas a forte incidência de temporais tem deixado muitos paraenses preocupados, em especial com a chegada do inverno amazônico.E as chuvas devem continuar no Pará nos próximos dias, com destaque para a Região Metropolitana de Belém (RMB) e as regiões Nordeste e do Marajó, ao Norte. A previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é a de que vai continuar chovendo a partir da tarde, como é típico no chamado “inverno amazônico”.
A previsão é de chuvas com volumes consideráveis, em função da reativação dos sistemas meteorológicos presentes na região e possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). CONTEÚDO RELACIONADO:Prepara a sombrinha! Confira a previsão do tempo em BelémChuva e ventania danificaram mais de 300 imóveis em BelémChuva forte e ventania: como se livrar dos prejuízos no telhado
As chuvas podem ocorrer em todo o sul e sudeste do Estado, com destaque para os municípios de Xinguara, Marabá e Parauapebas, e ainda Altamira, no Oeste.”Na porção norte do Estado, ainda teremos eventos de chuva nos próximos dias, especialmente na Região Metropolitana de Belém, nas regiões Nordeste e no Marajó. As chuvas devem ocorrer principalmente nos períodos da tarde e noite, podendo ficar intensas em alguns momentos”, informa Antonio Sousa, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico.
Neste início de 2024, algumas mudanças nas condições oceânicas foram sentidas na região do Pará. As águas mais quentes na porção sul do Atlântico aumentaram o transporte de umidade do oceano para o continente e o volume de chuvas.Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Algumas partes do Pará já estão com chuvas acima do normal, como Belém. No período de 1º a 21 de janeiro, a capital registrou 485,20 milímetros de chuva, o que representa um aumento de 23% em relação à média histórica.
Salvaterra, no Marajó, é o município com maior volume de precipitação neste período, com 567,20 milímetros, 41% a mais do que a média registrada entre 1991 e 2020.
O período chuvoso 2023/2024 ainda está sob influência das condições anômalas registradas nas águas superficiais dos oceanos Pacífico (El Niño) e Atlântico – anomalias positivas que predominaram, principalmente na porção norte da faixa tropical.
Essas condições alteram as circulações dos ventos em toda a Amazônica, mudando assim o comportamento do período chuvoso. Neste cenário, o trimestre outubro-novembro-dezembro apresentou chuvas abaixo do normal para o período, causando a estiagem registrada em diversos rios da região.
No Pará, a condição não foi diferente. As chuvas ficaram abaixo do normal, principalmente na porção sul do Estado.
O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico elabora e emite diariamente boletins com a previsão de tempo para todas as regiões do Pará. O Núcleo também acompanha a ocorrência de eventos de caráter atmosférico.
PREVISÃO DE CHUVASPara esta terça-feira (23), a configuração atmosférica continua favorável para eventos chuvosos devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
As chuvas tendem a ocorrer em praticamente todo o território paraense, com destaque para a faixa sudeste e sudoeste, e também para o norte do Marajó, onde são esperados eventos mais significativos.
Na Região Metropolitana de Belém o tempo fica parcialmente nublado a encoberto no decorrer do dia, com chuvas moderadas a fortes a partir da tarde, e possibilidade de trovoadas isoladas. Em Belém, as temperaturas do ar variam entre 24° C e 31° C, com umidade relativa do ar entre 75% e 97%. Veja a previsão por região:
A previsão meteorológica para todo o Pará indica céu nublado e chuvas na terça-feira (23). No nordeste, as chuvas irão variar de leves a fortes, principalmente no período vespertino. As temperaturas variam entre 24°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 55% e 95%. Os ventos serão moderados a fortes (principalmente pela tarde), predominantes da direção nordeste.No sudeste paraense as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas. As temperaturas variam entre 22°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 98%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes de norte-nordeste.No sudoeste, as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas e ventos. As temperaturas variam entre 21°C e 31°C, com umidade relativa do ar entre 55% e 98%. Os ventos serão moderados a fortes, predominantes do nordeste.No Baixo Amazonas e na Calha Norte, as chuvas serão leves a moderadas, com possibilidade de chuvas mais significativas na região da Calha Norte. As temperaturas variam entre 21°C e 30°C, com umidade relativa do ar entre 75% e 98%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes da direção nordeste.No Marajó, as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas. As temperaturas variam entre 23°C e 33°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 96%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes da direção nordeste.As chuvas mais significativas estão previstas para a faixa sudeste e sudoeste do Estado, com destaque para o extremo sudeste e a região da Calha Norte. No Marajó, as chuvas ocorrem principalmente nas primeiras horas da manhã e no início da tarde.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade