Portel, cidade do Marajó localizada a 270 quilômetros de Belém, com uma população de quase 64 mil habitantes, encerra, neste domingo, a quinzena da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, depois de vasta programação litúrgica e cultural que contou com exposição didática de livros que contam a história da devoção mariana, música para celebrar a nostalgia de dois anos que a cidade ficou sem a sua festividade presencial, além da realização da corrida, pedalada e caminhada do Círio.
Durante todos esses dias houve extensa programação litúrgica na igreja matriz, assim como, a parte cultural na praça em torno da igreja que é ligada à Diocese de Breves. Em meio à programação, ocorreram sorteios de brindes, sendo que toda a verba arrecadada será revertida nas obras sociais da Paróquia de Nazaré de Portel, além de demandas de cunho administrativo e a cooperaçãocom a própria Diocese.
Para este domingo, estão programados o Almoço de Nazaré, no estilo delivery, além da procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade, a partir das 18h, após a qual, ocorrerá a solene celebração da missa de encerramento da festividade.
De acordo com a diretoria da Festividade do Círio de Portel, neste ano, que a procissão do Círio voltou a ser presencial, as expectativas foram superadas, haja vista que os eventos tiveram bastante participação de fiéis e romeiros de Portel e de outros pontos do Pará e até do Brail.
Também houve missas com padres e bispos convidados, que realizaram pregações nas missas das 19h durante todo este período de festividade.
Fonte: A Província do Pará