Uma onda de fake news sobre potenciais ataques em escolas e universidades brasileiras tem levado as autoridades e instituições de ensino a ficarem cada vez mais atentas às mensagens disseminadas nas redes sociais que representem riscos ao ambiente escolar e universitário.
Na última terça-feira (11), uma estudante do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, publicou em seu perfil no Twitter uma ameaça de ataque na instituição.
A publicação da jovem consistia em uma foto de um pano preto estampado com uma caveira e uma faca, com a legenda: “vai acontecer uma coisinha chata na unama da ac amanhã”.
No mesmo dia, a Unama informou que notificou as polícias Militar e Civil do Pará sobre a ameaça e reforçou a segurança na unidade Alcindo Cacela.
Na manhã desta quarta-feira (12), dia em que a estudante supostamente realizaria o ataque, vigilantes da universidade revistaram bolsas e mochilas de todos que entravam no campus, inclusive com o uso de detectores de metal.
A aluna que publicou a ameaça nas redes sociais foi identificada e expulsa da universidade. Em nota, a Unama confirmou o cancelamento da matrícula da estudante.
“O Regimento Interno da Instituição […] prevê a pena de expulsão do discente que imprimir ameaça ou ofensa grave a dirigentes, autoridades, funcionários da instituição ou qualquer outro membro dos corpos docente ou discente”, afirmou.
Com informações do DOL