Revisitado pela Anfavea (entidade que representa as
montadoras) como opção para viabilizar o aumento da produção e das vendas de
automóveis zero quilômetro no país, o tema ‘carro popular’ voltou a ganhar os
holofotes no Brasil. Criado no início dos anos 90, esse segmento catapultou
rapidamente as vendas de modelos novos à época, quando definiu uma tributação
mais branda a veículos fabricados com motores abaixo de 1 litro de cilindrada –
ou até 1,6 litro refrigerado a ar (lei feita pra incluir o Fusca e a Kombi naquele
momento).
Com raríssimas exceções, não há mais ‘carro popular’
no Brasil, na acepção genuína da categoria – honrosas exceções atendem por Fiat
Mobi e Renault Kwid. Há sim uma infinidade de modelos equipados com motores de
até 1 litro que se beneficiam dessa faixa mais baixa de impostos. Porém não dá pra chamar um VW Nivus (equipado com
motor 1.0 turbo) de popular. Mas que há muitas opções de carros 1.0 por aí, há.
E como estaria esse segmento hoje? Na leitura de
tendências do mercado brasileiro de automóveis seminovos, a Mobiauto tem se
destacado pela inteligência na análise dos dados e acaba de produzir um
levantamento imenso com todos os seminovos (2022, 2021 e 2020) desse segmento. Quem explica é Sant Clair Castro Jr., consultor
automotivo e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa: “Levantamos os preços
desses seminovos no primeiro quadrimestre de 2022 e os comparamos ao mesmo
período deste ano, aferindo a depreciação de cada um. Mas fomos além: o Brasil
é um país muito grande, com diferenças acentuadas de hábitos de consumo. Por
isso fizemos a pesquisa individualmente, em cada Estado”.
Mais que isso: a Mobiauto também havia apurado numa
pesquisa anterior que a desvalorização média do mercado global de seminovos foi
de 5,64% nesse período. “Qualquer 1.0 que tiver perdido um percentual menor que
essa média indicará um bom negócio. Entre todos os carros 1000 que pesquisamos,
a média de depreciação foi de 4,12%”, salienta o executivo.
Startup do setor automotivo que mais cresceu em 2022
(aumento de 130% no faturamento) e um dos 3 maiores portais de carros usados do
país, a Mobiauto pretendia apontar quais os melhores negócios, sob o ponto de
vista financeiro, desse segmento. O levantamento exclusivo e inédito redesenha
o mapa de ‘boas compras’ em cada Estado e ainda faz uma comparação com a média
do país, que serve de alerta para cada montadora eventualmente aprimorar sua
ação regional. “Se o carro X está entre os 5 mais bem colocados do Brasil, mas
não aparece entre os melhores nos Estado A, B, e C, isso significa que há um
problema regional a ser solucionado”, explica o consultor.
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E quais os modelos 1.0 de melhor performance monetária no
Pará? No total, foram pesquisados 64 modelos e 178 versões e você confere acima a lista dos que melhor se posicionaram na pesquisa estadual.
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Há ainda outra análise relevante, desta vez sob o ponto de
vista institucional de cada montadora e sobre os resultados consolidados no
país. Veja acima os 5 melhores.
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“O consumidor deve ficar atento, principalmente, à parte de
baixo da tabela, isto é, aos carros com os piores resultados de desvalorização,
que exigem atenção por parte dos proprietários”, recomenda Sant Clair Castro
Jr. Então veja acima os 5 populares seminovos mais desvalorizados no último ano.
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Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias