quarta-feira, dezembro 18, 2024
24.2 C
Portel

Metade dos alunos brasileiros do 4º ano não domina habilidades matemáticas básicas, revela estudo internacional

Desempenho coloca o Brasil entre os últimos colocados em ranking global de matemática e ciências

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS), divulgado em 4 de dezembro de 2024, revelou que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades matemáticas básicas, como a tabuada. Além disso, muitos demonstram dificuldades em interpretar gráficos simples e realizar operações com números de três algarismos. A média brasileira em matemática foi de 400 pontos, posicionando o país à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul entre os 64 participantes.

No 8º ano, a situação é ainda mais preocupante: 62% dos estudantes não alcançaram o nível mínimo de conhecimento em matemática, evidenciando deficiências em conceitos fundamentais, como formas geométricas básicas.

O estudo também destacou a influência negativa do bullying no desempenho acadêmico. No 4º ano, 24% dos alunos relataram sofrer bullying, apresentando médias de 368 pontos em matemática e 387 em ciências, enquanto aqueles que raramente ou nunca sofreram bullying alcançaram 427 e 459 pontos, respectivamente.

Esses resultados evidenciam a necessidade urgente de melhorias no sistema educacional brasileiro, especialmente no ensino de matemática, para garantir que os estudantes adquiram as competências essenciais desde os primeiros anos escolares.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade