No último final de semana muitas pessoas que tentaram atravessar para a praia do Tucunaré, em Marabá, sudeste do estado, encontraram dificuldade. É que uma equipe da Capitania dos Portos está no município fiscalizando as embarcações.Durante a fiscalização, o órgão flagrou pilotos com a documentação irregular, incluindo a habilitação vencida. Com isso, muitos passageiros não conseguiram embarcar, o que gerou tumulto.Nesta semana, a Marinha do Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) está ministrando o curso de formação de Aquaviário Marinheiro e Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas para os barqueiros e rabeteiros de Marabá e o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para servidores públicos municipais e estaduais.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
O objetivo do curso é aumentar a segurança da tripulação, e de que os agentes da SMSI auxiliem a Marinha futuramente nas fiscalizações. Cada curso tem capacidade para 30 alunos.O barqueiro Raniere de Souza Mourão aproveitou o curso para adquirir novos conhecimentos e regularizar sua situação. “Há muitos anos sou barqueiro, praticamente a vida toda. Vim fazer o curso para conseguir a habilitação e aproveitei esse embalo. A fiscalização tem aumentado e precisamos nos regularizar. As aulas são muito boas, instrutores excelentes e ensinam coisas que não aprendemos no dia a dia”, destaca.Com carga horária de 50 horas, as aulas foram de marinharia, estabilidade, navegação, regras de manobra, prevenção da poluição hídrica, motores, combate a incêndio, primeiros socorros, equipamentos de salvatagem e sobrevivência do náufrago.“Por exemplo, aprendi sobre primeiro socorro, um dia se precisar agora sei fazer. Respiração, tudo que precisa. Excelente o curso. Agradecer a prefeitura por trazer esse curso. A população agradece e principalmente os barqueiros e rabeteiros que não eram documentados”, completa Raniere.LEIA TAMBÉM:+ MPPA cobra transporte a pacientes de hemodiálise em Marabá+ São Félix conta agora com posto fixo para emissão de RG + Nas próximas semanas inicia execução das primeiras estacas O curso de rabeteiro aconteceu entre 10 e 14 de julho. Já dos dias 14 ao dia 19 será a vez do curso para os servidores públicos, que será oferecido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e qualifica para condução de pequenas embarcações – até oito metros de comprimento – empregadas na navegação interior, de modo a assegurar o emprego e manutenção adequados destes meios.O curso abordará temas como: conhecimentos de marinharia; comunicação; primeiros socorros, legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; combate a incêndio, sobrevivência; poluição ambiental nos rios; e segurança na navegação, dentre outros. Também foram realizadas aulas práticas a bordo de embarcações.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias