A programação da “Semana Nacional de Trânsito 2023”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), iniciou na manhã desta segunda-feira (18), com um “Pit Stop Educativo” na avenida Centenário, em Belém. Localizadas em um ponto entre as avenidas Júlio César e Bruno Sechi, as equipes do órgão abordaram os condutores fornecendo orientações sobre comportamento seguro nas vias e fatores de risco que mais comprometem a vida no trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito é realizada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar um trânsito mais seguro. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a programação enfatiza, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, a necessidade de seguir as normas para maior segurança nas vias.
Na próxima quarta-feira (20), a ação será aberta em Santarém, no oeste paraense, com a entrega de certificados e ações educativas para motoristas e pedestres. Já na quinta-feira (21), na capital paraense, uma mesa-redonda sobre veículos elétricos será realizada com a presença de palestrantes da área. A iniciativa visa discutir os benefícios dos veículos elétricos para o meio ambiente e a mobilidade urbana, além de apresentar tendências e perspectivas no segmento.
Na sexta-feira (22), será realizado um workshop sobre educação e legislação de trânsito com o objetivo de capacitar agentes de trânsito, educadores e estudantes, para que possam atuar de forma mais eficiente na conscientização da população sobre as normas de trânsito. No mesmo dia será lançado o Projeto “Trânsito nas Escolas”. A proposta é preparar alunos — crianças e adolescentes — para a adoção de comportamentos seguros no trânsito, seja como pedestre, passageiro ou condutor.
No período de 20 a 22 de setembro, os municípios de Abaetetuba, Capanema, Marabá e Santarém receberão o Seminário de Qualificação para Agentes de Operação e Fiscalização dos Órgãos Executivos Municipais de Trânsito, com ações formativas voltadas aos agentes dos órgãos de trânsito locais, para uma atuação em conformidade com o CTB. Em Belém, de 25 a 29, o seminário de qualificação será voltado aos agentes do Detran.
Importância
“A ação de hoje se dá para que a gente possa conversar com motoristas, ciclistas e motociclistas sobre o trabalho de conscientizar e garantir o respeito às leis de trânsito. A gente entende que, ao conversar e trocar informações sobre os fatores de risco, isso faz com que consigamos ter um trânsito mais seguro e humano”, explica Renata Coelho, diretora-geral do Detran.
Os principais pontos destacados com a ação são os comportamentos responsáveis no trânsito: se beber, não dirigir; não dirigir em excesso de velocidade; fazer o uso do capacete; afivelar o cinto de segurança; e não usar telefones celulares.
Fonte: Pará – O Liberal.com