quinta-feira, maio 23, 2024
24.9 C
Portel

Lula confirma general Marcos Antônio Amaro para o GSI

Nesta quarta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o nome do general Marcos Antônio Amaro dos Santos para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A escolha foi feita durante um encontro com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o próprio general Amaro.
O general Amaro já foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff e comandou a Casa Militar dela. Lula pretende anunciar o nome de Amaro como novo comandante do GSI em um almoço com o Alto Comando do Exército na tarde de hoje. Ele substituirá o general Gonçalves Dias, que renunciou ao cargo em 19 de abril após a divulgação de imagens de sua presença e de outros militares do GSI durante os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.LEIA TAMBÉM:+ Ex-GSI Gonçalves Dias nega envolvimento em atos golpistas+ Em vídeo, Lula se revolta com quebra-quebra em Brasília+ PF ouve militares presentes nos atentados de 8 de janeiro
Desde a saída de Dias, o GSI ficou sob o comando interino de Ricardo Cappelli, que também foi interventor federal na segurança pública do Distrito Federal após os ataques. Cappelli planejou uma reestruturação no GSI, que será apresentada a Lula. No final de abril, pelo menos 146 funcionários do gabinete foram exonerados.
A escolha do general Amaro para o comando do GSI é vista como uma indicação de que o presidente Lula busca fortalecer as áreas de segurança do governo e garantir a estabilidade institucional. O general terá a missão de reorganizar o GSI e garantir a segurança das autoridades e dos prédios públicos.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade