A cadeia produtiva e as iniciativas para que essa cadeia seja cada vez mais sustentável é o principal tema da 1ª edição do Diálogos Boi na Linha, evento promovido pelo Imaflora, que reunirá importantes protagonistas da pecuária nacional para debater a produção de carne de qualidade com responsabilidade socioambiental em um dos biomas mais importantes do mundo. O evento acontece nesta quinta-feira, 16 de novembro, no Carajás Centro de Convenções, em Marabá.O assunto foi tema de entrevista no programa “Se Ligue na Clube” com Nonato Dourado, na tarde desta terça-feira (14) pela Rádio Clube FM 100,7 Mhz em Marabá.Lançado em 2019 pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Boi na Linha articula os elos da cadeia produtiva da carne na Amazônia Legal, interligando produtores, frigoríficos, curtumes e varejistas. O objetivo do programa é garantir a implementação dos compromissos socioambientais assumidos pelos signatários dos TACs.Veja também:São Félix do Xingu segue líder em rebanho bovino no BrasilPará anuncia restauro florestal para São Félix do XinguConferência estadual debate agricultura familiar em MarabáA plataforma online disponibiliza dados, ferramentas e informações sobre o setor de forma totalmente aberta e transparente para a promoção de uma cadeia livre de irregularidades socioambientais. Além da parceria com o MPF, a iniciativa conta também com o apoio da ABIEC e financiamento da União Europeia e demais organizações: Moore Foundation, NWF, P4F, iCS e Great for Partnerships do Reino Unido.
Louise Nakagawa, bióloga e pesquisadora em pesquisas agropecuárias do Imaflora, explica que a iniciativa começou há 10 anos no Pará. “Na época todos os frigoríficos faziam monitoramento de seus fornecedores de gado da maneira que eles achavam que era melhor”, conta. “E na hora de quantificar a qualificar essas análises, cada um tinha uma métrica e um indicador diferente, então a proposta foi unificar esses critérios e que todos os frigoríficos signatários do TAC e do Compromisso Público da Pecuária seguissem o mesmo critério, o mesmo fator, a mesma régua”, enfatizou.
Foi aí então que surgiu o programa Boi na Linha entre 2019 e 2020 com o intuito de unificar as cadeias, projetos e iniciativas de produção do agronegócio com o que é pedido pelos frigoríficos e pelos exportadores. “Sabemos que o Pará é um ator super importante nesta cadeia, o segundo maior rebanho bovino do Brasil, grande exportador de carne na Europa e especialmente para a China. Então trazer esse espaço de debate para o ambiente onde o produtor rural também está inserido é positivo, estratégico e engajador”, explicou Louise Nakagawa. View this post on Instagram A post shared by Rádio Clube de Marabá (@radioclubemaraba) Este primeiro encontro reunirá protagonistas da pecuária do Brasil, em especial do Pará e demais estados da Amazônia Legal. Serão representantes do governo, sociedade civil, frigoríficos e pecuaristas em diálogos sobre temas como reinserção do produtor, pecuária sustentável, monitoramento de fornecedores indiretos, rastreabilidade, transparência e, por fim, os avanços na maturidade da cadeia.Como participar?As inscrições para o evento presencial e gratuito e as informações sobre a programação da 1ª edição do Diálogos Boi na Linha estão disponíveis no site: https://dialogosboinalinha.boinalinha.org/.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias