O carimbó é patrimônio cultural do Pará, sendo celebrado de várias formas, especialmente em festivais de música.
E com o objetivo de proporcionar o acesso ao universo musical, especialmente relacionado à percussão, a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes realizam a IX edição da Festa do Ritmo, que iniciou na última quinta-feira (16) e encerra no próximo sábado (18), na sede da instituição e na Usina da Paz do Icuí, em Ananindeua. Com programação totalmente gratuita e aberta ao público, o evento terá diversos shows e uma feira de produtos regionais.CONTEÚDOS RELACIONADOS: Fundação Carlos Gomes abre inscrição para masterclasses”Música nos Museus” é retomado pela Fundação Carlos Gomes
Um dos destaques é a apresentação do músico Rafael Barros e do Grupo Feminino de Percussão Tambúru, é formado por mulheres que buscam o empoderamento feminino através da ancestralidade presentes nos instrumentos e na maneira de tocar.
As raízes culturais amazônicas também serão um grande diferencial da programação deste ano e terão destaque no Festival de Carimbó. Ao todo, serão cinco grupos confirmados para apresentação: Carimbó Galo Duro, projeto de extensão da instituição, Carimbó Urbano, Carimbó Cabano Mestiço, Carimbó Volta ao Mundo e Carimbó de Icoaraci.Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo com o professor do Instituto Estadual Carlos Gomes, Ricardo Aquino, responsável pela coordenação do evento, a programação tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade em geral uma programação artística e acadêmica, agregando conhecimento e promovendo intercâmbio de informações entre os alunos e os artistas convidados.
O superintendente da Fundação Carlos Gomes, Gabriel Titan, também ressalta que a Festa do Ritmo proporciona a oportunidade da instituição estabelecer proximidade com a comunidade, oferecendo uma programação musical de qualidade. “Sem dúvida, o evento demonstra a qualidade artística da produção do Núcleo de Percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes”, ressaltou.
Durante os três dias do evento, o público conferiu diversas apresentações de grupos convidados, além de mesa redonda e palestras temáticas voltadas para a arte da percussão, além de masterclasses sobre o aprimoramento de técnicas musicais, que contou com a participação dos alunos da instituição e músicos do Estado.
FEIRA DO BECONo evento, o público pode conferir a Feira do Beco, que é voltada para o empreendedorismo coletivo, com ênfase na ocupação de espaços públicos e privados para expor trabalhos, serviços e artistas. A exposição ficará no jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes e será possível adquirir artesanatos, comidas e demais variedades.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Sábado (18/11)
10h – Show do músico Rafael Barros e do Grupo Feminino de Percussão TambúruLocal: Usina da Paz Ucuí17h – Encerramento: Festival de CarimbóLocal: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes
Feira do Beco
18/11 – 15h às 18hLocal: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias