O Brasil passa por um cenário de recuperação socioeconômica após anos sombrios que se abateram sobre o país. Parte desta retomada passa pela geração de novos empregos, que buscam reduzir a taxa de desemprego, cujo levantamento mais recente, divulgado em julho, aponta ser de 8% da população brasileira.
Um estudo publicado pela plataforma CupomValido.com.br, confeccionado em parceria com o Workmonitor, aponta que o Brasil é o 3º país em que as pessoas mais temem perder o emprego, perdendo apenas para o México (2º) e a Índia (1º).CONTEÚDO RELACIONADO:Desemprego no Pará registra queda de 19%, aponta IBGEDesemprego no Pará caiu quase 23% em 2022Segundo o levantamento, mais de 60% dos brasileiros temem perder o emprego, o que representa um valor significativamente maior que nos outros países, onde a média global está em apenas 37%. Confira o infográfico abaixo!
CENÁRIO BRASILEIRO
Segundo a pesquisa, 53% das pessoas pediriam demissão de um emprego caso estivesse os impedindo de aproveitar a vida. Além disso, 31% já pediram demissão de um emprego alguma vez na vida, por não oferecer flexibilidade suficiente.
Apesar da alta rotatividade, existe uma parcela da população (44%) que não possuem confiança que conseguiriam um novo emprego rapidamente caso seja demitido.Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Com relação à aposentadoria, 70% acreditam que conseguirão se aposentar antes dos 65 anos. O que mostra que a grande maioria dos brasileiros são otimistas, pois o valor é consideravelmente maior que a média mundial, com 51%.
Porém, ao se aproximar de fato da aposentadoria, o número muda, e 57% informam que não conseguirão se aposentar, principalmente por sua situação financeira.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias