quinta-feira, 18 de setembro de 2025
32 C
Portel

IGEPPS comemora 20 anos e entrega medalhas de Mérito Previdenciário

Em comemoração aos 20 anos do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS), uma solenidade foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, nesta terça-feira (1º). O evento reuniu especialistas nacionais em uma mesa de debates sobre avanços e desafios da Previdência Social Sustentável. O ciclo de conferências teve “Previdência Social Sustentável: Avanços e Desafios” como tema.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, participou da cerimônia. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, também esteve presente. O evento teve, ainda, a entrega de honrarias para 80 personalidades relevantes para o sistema próprio de previdência social paraense. Os agraciados receberam a condecoração de Medalha do Mérito Previdenciário pelo reconhecimento da contribuição deles para o aprimoramento e fortalecimento do IGEPPS.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Percentual de faltosos no concurso público do IGEPPS, antigo Igeprev, passa de 40%]]

[[(standard.Article) Governo realiza 9ª audiência para elaborar Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual 2024]]

“Atualmente, o IGEPSS é o mais eficiente do país na recuperação de receitas por meio do sistema Comprev, que possibilita a compensação previdenciária entre o INSS e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Em um ano e meio, o órgão paraense já recuperou para o Estado mais de R$ 400 milhões, cenário inédito em toda a história da autarquia paraense”, informou Giussepp Mendes, presidente do instituto.

Acordos

O IGEPSS firmou o acordo de cooperação com o Sebrae, que por meio do programa Empreender, oferecerá aos segurados orientação técnica em empreendedorismo. Com o Ideflor-Bio, o acordo possibilita o plantio de três mudas de árvores a cada benefício previdenciário concedido. É uma ação do programa “Reflorestar”, que visa combater o desmatamento e a preservação da floresta amazônica.

Palestras

Durante o evento, renomados especialistas em controle de contas públicas e investimentos financeiros privados de todo o país participaram do ciclo de palestras sobre os avanços e desafios de uma Previdência Social Sustentável. O tema se relaciona com a trajetória do Instituto na busca da autossustentabilidade como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A primeira conferência, ainda pela manhã, foi a do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que fez uma análise dos comportamentos dos regimes previdenciário geral, próprio e complementar.

Em seguida, os economistas Bruno Funchal, ex-secretário do Tesouro e Orçamento Federal, e Mansueto Almeida, pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ambos atuantes nos mercados de capitais, discorreram sobre as possibilidades de investimentos que os fundos previdenciários podem optar para aumento de receita. Almeida, que participou de forma online, fez uma análise do panorama econômico do país e as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o corte dos juros, como sinal de que a economia do país irá crescer nos próximos dois anos.

Serviços

O IGEPSS ofereceu serviços de cidadania, com o apoio de secretarias estaduais, durante o evento, oferecendo a emissão gratuita de documentos essenciais como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e 2ª via de certidão de nascimento, facilitando o acesso a esses serviços fundamentais para o exercício da cidadania, além de atendimento de saúde e orientação sobre empreendedorismo, com o SEBRAE.

A programação de aniversário encerrou às 19h com o lançamento do livro “Seguridade Social: Reforma da Previdência, Orçamento e Gestão Pública”.

Fonte: Pará – O Liberal.com 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade