Nesta sexta-feira, 11 de outubro, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon), realizará a entrega de 56 boxes modernizados aos trabalhadores do setor de refeição da tradicional Feira do Ver-o-Peso, no bairro da Campina. O evento acontecerá às 10h, e contará com a presença do secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, além de permissionários da feira.
Desde o final de setembro, a gestão municipal vem promovendo a revitalização de diversos setores da feira, contemplando até o momento 120 boxes dos setores de Maniva, Raízes, Polpa, Artesanato e Refeição. A previsão inicial para a entrega dos novos boxes era janeiro de 2025, mas, segundo o secretário de Urbanismo, a Prefeitura conseguiu antecipar as obras visando o remanejamento dos trabalhadores antes do Círio de Nazaré.
“O Complexo do Ver-o-Peso é a obra mais avançada para a COP-30 em Belém. Conseguimos antecipar também a entrega do setor de lanche para dezembro deste ano”, destacou Lélio Costa. A reforma da feira, que conta com mais de 25 mil metros quadrados, abrange diversas melhorias, como novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pavimentação, iluminação em LED e medidas de prevenção contra incêndios.
Obras visando a COP-30
O Complexo do Ver-o-Peso é uma das prioridades da Prefeitura de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), prevista para acontecer em 2025 na capital paraense. A revitalização completa do espaço, que inclui a Feira do Açaí, os Mercados de Carne e Peixe e a Feira Tradicional, está sendo executada com recursos federais e da Itaipu Binacional, num total de R$ 64 milhões.
Para garantir o avanço das obras, a Prefeitura iniciou em julho deste ano um terceiro turno de trabalho, que acontece também durante a noite, visando acelerar o processo de revitalização.