sexta-feira, junho 14, 2024
26.4 C
Portel

Helder assina ordem de serviço para ponte Icoaraci Outeiro

Belém do Pará completou 408 anos de história com celebrações no Ver-O-Peso e o anunciou de obras, que prometem trazer melhorias e mais mobilidade urbana para quem vive na capital e nos distritos da cidade, como Icoaraci e Outeiro. O aniversário foi da cidade e quem ganhou o presente foi a população belenense. 
Neste sábado (13), o governador Helder Barbalho realizou a assinatura da ordem de serviço para a construção da Nova Ponte Icoaraci Outeiro, marcando um importante avanço na infraestrutura local durante as festividades do aniversário da cidade. Estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Hana Ghassan, o ministro das cidades Jader Filho e demais autoridades estaduais e municipais.
Esta moderna infraestrutura, que interligará a 7ª Rua (Icoaraci) à rua da Brasília (Outeiro), será um catalisador para a logística entre os dois distritos, impulsionando a economia e o turismo. 
  
“Esta obra vai trazer mais integração entre Icoaraci e Outeiro, facilitando a vida das pessoas, aproximando, desenvolvendo, gerando emprego, gerando oportunidades. A partir de hoje, começamos as obras da segunda ponte, que vai interligar a sexta e a sétima rua com a Brasília. Isto permite com que nós possamos fortalecer o desenvolvimento e o crescimento de Belém para esta região, com mais planejamento e mobilidade urbana. A previsão é que nós possamos entregar esta obra em um prazo limite de 2 anos, onde os recursos já estão garantidos, empregando mão de obra local e desenvolvendo a região, para que nós possamos ver Icoaraci e Outeiro melhores para a sua gente, para a sua população”, informou o governador Helder Barbalho.CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Governo anuncia a construção de nova ponte de OuteiroUnião de esforços deve garantir uma Belém mais estruturada
A ponte terá 414 metros de comprimento, com duas pistas de rodagem para veículos e motocicletas, sendo o trecho central com estrutura estaiada de 234 metros, o que proporcionará dois vãos de navegação com 117 metros de largura cada um, a exemplo da primeira ponte reconstruída pelo Governo do Pará.
“Um equipamento que vai trazer mais segurança e uma melhor mobilidade urbana para esse distrito de Icoaraci e Outeiro. Essa nova ponte tem 414 metros de comprimento, com oito pilares que vão garantir mais segurança do tabuleiro dessa ponte, com dois vãos principais, de 100 e 117 metros cada um. O que garante também uma melhor navegabilidade e, dessa forma, a segurança para quem navega”, informou o secretário de transportes, Adler Silveira. 

 Um investimento superior a R$ 110 milhões que fomentará a logística entre os dois distritos, incrementando a economia, o turismo, e garantindo o direito de ir e vir com segurança e agilidade, pois trata-se de uma ponte estaiada, moderna, com faixa exclusiva também para ciclistas e motocicletas e com um vão de navegação adequado aos parâmetros das atuais embarcações, evitando quaisquer tipo de acidente com a estrutura. 
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Esta será a segunda ponte entregue pelo Governo do Estado à população. A primeira foi em fevereiro de 2023, totalmente reconstruída. Com uma estrutura moderna e segura, a ponte segue beneficiando mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua e outros milhares de frequentadores das praias fluviais da região.
Expectativa – A nova ponte representa não apenas um marco arquitetônico, mas também a promessa de maior eficiência na mobilidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e o setor turístico da região.
A expectativa para os moradores e aqueles que necessitam realizar a travessia de Icoaraci a Outeiro, é grande. A comunidade anseia por uma conexão mais ágil e segura entre os distritos, e a conclusão dessa obra é aguardada com otimismo, antecipando os benefícios que essa moderna infraestrutura trará para a vida cotidiana e a dinâmica local.
O técnico em contabilidade, Jorge Santos, é morador de Icoaraci e ficou feliz em saber da construção da nova ponte. “A comunidade só vai ganhar com isso. Estávamos ansiosos para ter essa ponte que vai ajudar na vida de.todo mundo”, disse
Já o mestre de obras, Messias Souza, morador de Outeiro, acredita que a ponte vai trazer transformação na economia do distrito. “É difícil a nossa realidade de transporte, mas com essa ponte vai melhorar muito, o ir e vir de mercadorias e de turismo. Vai fomentar nossa economia, eu acredito. Estamos muito felizes, eu espero há 35 anos essa obra, Outeiro tá ficando linda”, pontuou.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade