A RBA faz os últimos preparativos para mais uma cobertura especial do Círio de Nazaré pelos veículos do grupo. Muitas novidades e informação estarão presentes no trabalho de centenas de profissionais e jornalistas do grupo, que engloba o jornal DIÁRIO DO PARÁ, o site do jornal, o Portal Diário On Line (DOL), a RBATV e Rádio Clube.
Clayton Matos, diretor de redação do DIÁRIO, ressalta que o Círio 2023 já começou há bastante tempo para o DIÁRIO, que vem destacando com mais intensidade, nas últimas semanas, várias matérias especiais criando essa expectativa para a festividade, que é a maior festa católica do País, tanto no jornal impresso como no site do jornal, que criou uma área específica apenas para notícias relacionadas ao Círio deste ano.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
As fitinhas do Círio e as histórias inspiradoras de féDieese: Ingredientes para o almoço do Círio estão mais caros“Teremos uma grande cobertura no dia 8 de outubro, com o desafio de contar todos os detalhes e com riqueza de imagens nas páginas do jornal e em tempo real no nosso site, o diariodopara.dol.com.br, com transmissões de eventos ao vivo, como a da Trasladação que ocorrerá no DOL”, antecipa.
O Núcleo de Mídias Digitais da RBA levará, mais uma vez, em tempo real, por meio das redes sociais, cada detalhe de cada procissão da festa. O núcleo, coordenado pela jornalista Débora Costa é responsável por todas as redes sociais da RBA, como o DOL, Diário do Pará, RBATV e as rádios 99FM, Rádio Clube e Diário FM.Quer saber mais sobre o Cìrio de Nazaré 2023? Acesse o nosso canal no Whatsapp
“No último ano, o DOL ganhou força, e marcou presença digital em todas as redes sociais mais acessadas como o Instagram, Twitter (X), Facebook, e também no YouTube, TikTok, Threads e agora com os canais de notícias pelo WhatsApp e Telegram. Sempre trabalhando uma linguagem diferente e adaptada para o interesse de cada público que acompanha cada plataforma”, destaca Débora.
O diferencial das redes do grupo, diz a coordenadora, é sempre dialogar com o público, atentos com o que ele quer saber, ouvir e acompanhar. “Nós esforçamos para estar presentes e ao vivo em lugares importantes. Estaremos em todas as procissões do Círio. Sempre procuramos entregar serviços de trânsito por exemplo, informando sobre onde está a berlinda e, claro, registrando a emoção dos fiéis que estão acompanhando Nossa Senhora de Nazaré”, conta Débora.
Ela ressalta ainda a importância de levar o Círio para todo o país pelas transmissões nas redes sociais que têm alcance ilimitado. “Levamos o Círio para todo o Brasil, e para o Mundo. E é muito bom poder prestar esse serviço! A cobertura nas redes sociais do grupo deve começar por volta das 4h da manhã do domingo do Círio, com equipe nas ruas mostrando detalhes e a emoção dos fiéis até o final da festa de Nazaré”.
DOL
A grande novidade esse ano ficará por conta da cobertura do DOL, que será mais completa do que nunca: pela primeira vez um veículo de comunicação vai transmitir, do início ao fim, no sábado à noite, a Trasladação, considerada a segunda maior e mais importante romaria do Círio e que antecede a grande procissão do domingo. A transmissão inédita será feita em parceria com a RBATV.
A transmissão começa desde a missa que é realizada no início da Trasladação no Colégio Gentil Bittencourt e só termina com a chegada da Berlinda à igreja da Sé na Cidade Velha. “Também estaremos fazendo a cobertura de todas as demais 13 romarias em parceria com o Núcleo de Mídias Digitais do grupo. Quem estará fazendo a transmissão do portal serão os jornalistas Eduardo Marques e Cássia Medeiros”, antecipa Mauro Neto, editor executivo do DOL.
RBA TV
Na RBA TV, mais de 50 profissionais já estão trabalhando desde esta semana para a transmissão das principais procissões do Círio deste ano, desde a sexta-feira com o traslado da imagem para Ananindeua passando pela grande homenagem prestada pelo grupo RBA no caminho, na frente da emissora localizada na avenida Almirante Barroso, até a chegada da grande procissão no domingo à Basílica Santuário.
“Serão horas de transmissões ao vivo e em tempo real, onde estaremos mostrando aos fiéis todas as movimentações que acontecem no antes, durante e depois dessas grandes procissões. A grande novidade esse ano será a transmissão de toda a Trasladação que faremos em parceria com o Portal DOL, com a participação de profissionais da TV”, destaca Álvaro Borges, gerente de jornalismo da RBATV
“É muito prazeroso e desafiador fazer uma transmissão que mostra momentos de emoção, de superação e de fé de milhares de féis num percurso de quase cinco quilômetros que pode chegar a 6 horas como o que fazemos no domingo. Sendo que a cada ano acontecem coisas diferente que vão mudando o olhar dos nossos jornalistas”, ressalta o jornalista.
Toda a transmissão da grande procissão e domingo será ancorada dos estúdios da RBATV pelos apresentadores Agenor Santos e Carol Bambo, que estarão ligados com todas as equipes de reportagem ao longo de todo o percurso. “A grande novidade esse ano é que aumentaremos o número de câmaras na transmissão, trazendo ainda mais detalhes para a transmissão”, revela Borges.
RÁDIO CLUBE
Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube informa que a emissora vai transmitir, através de flashes durante a sua programação, todas as procissões da quadra nazarena, iniciando com Traslado para Ananindeua na manhã da sexta-feira (6), que leva a imagem da Basílica Santuário até a igreja matriz de Marituba.
“Será uma cobertura de ponta a ponta a partir das 7h quando o repórter já estará a postos no conjunto arquitetônico de Nazaré para a largada da procissão, que tem um percurso de 47 quilômetros até a igreja Matriz de Ananindeua. No sábado pela manhã a cobertura continua com as romarias Rodoviária, Fluvial e Moto Romaria que leva a imagem até o colégio Gentil Bittencourt, culminando com a cobertura integral da segunda maior romaria da festa que é a Trasladação”.
No domingo pela manhã a transmissão da Clube começa às 5h com movimentação nas ruas que compõe o trajeto da grande procissão, concentração e fiéis e promesseiros, desde a Catedral da Sé até o final da grande procissão na Basílica. “Serão dezenas de profissionais envolvidos, desde pessoal da técnica, repórteres, redatores, locutores que estarão envolvidos diretamente nessa cobertura”, coloca Cavalcante.
Toda essa transmissão será ancorada dos estúdios da Clube na Avenida Almirante Barroso pelo próprio Cavalcante, Walmir Rodrigues e pela jornalista Hayna Hálex. “A Rádio Clube, a cada cobertura, a cada Círio, “procura sempre inovar, se adaptar para poder levar o melhor da informação com precisão, veracidade e credibilidade ao ouvinte”, assegura.
“Serão horas de transmissões ao vivo e em tempo real, onde estaremos mostrando aos fiéis todas as movimentações que acontecem no antes, durante e depois dessas grandes procissões. A grande novidade esse ano será a transmissão de toda a Trasladação que faremos em parceria com o Portal DOL, com a participação de profissionais da TV”, Álvaro Borges, gerente de Jornalismo da RBATV.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias