Em meio às discussões e polêmicas relacionadas ao Projeto de Lei 580/2007, que propõe a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a chef de cozinha e apresentadora, Dona Carmem Virgínia, anunciou a realização de um novo casamento coletivo LGBTQIAP+ no prestigiado restaurante, Altar Cozinha Ancestral, situado na Vila Madalena, em São Paulo (SP).
A cerimônia, marcada para o dia 17 de dezembro, contará com a participação especial da cantora paraense Fafá de Belém. O evento, público, gratuito e colaborativo, é uma parceria entre Dona Carmem e o GEMA-UFPE (Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco). A iniciativa visa celebrar o amor em todas as suas formas e reforçar uma posição inegociável em defesa dos direitos humanos.CONTEÚDOS RELACIONADOS: Frente LGBT+ reage a projeto que ameaça união homoafetivaComissão da Câmara aprova fim da união homoafetiva no Brasil
O evento será com a união de 13 casais homoafetivos formados por pessoas negras ou interraciais, como uma forma de destacar a diversidade e promover a igualdade no cenário matrimonial.
A Chef de cozinha, ativista da causa, ressalta: “Para reafirmar uma posição inegociável em defesa dos direitos humanos, resolvemos fazer um evento público para celebrar o amor em suas múltiplas formas.”
Esta não é a primeira vez que a apresentadora organiza um casamento coletivo LGBTQIAP+. Em 2018, em Recife (PE), ela tomou essa iniciativa por receio de possíveis mudanças na legislação de uniões homoafetivas durante o governo da época. Fafá de Belém, que também participou da cerimônia em 2018, retornará para a celebração em São Paulo, cantando a Ave Maria.Quer mais notícias de Queer? Acesse nosso canal no WhatsApp
As bênçãos durante a cerimônia serão concedidas pelos babalorixás Pai Everaldo e Dona Carmem, que também é iabassê, responsável pelo preparo dos alimentos sagrados no candomblé. Após a celebração, os convidados poderão desfrutar de uma festa no próprio restaurante.
Para custear o evento, foi lançada uma vaquinha virtual para apoiar a iniciativa. Além disso, doações de itens para a cerimônia, como flores, decoração, trajes para os noivos e noivas, mão de obra e outros elementos relacionados ao casamento, são bem-vindas.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias