Segundo o Banco Central, muitas pessoas que fecharam suas contas em determinados bancos ainda possuíam saldo em conta que não foram retirados.
Além disso, o banco também cumpre várias funções para o governo federal em relação ao dinheiro público. A saber, o mesmo anunciou que ainda há R$ 58 milhões não sacados referente ao PIS/PASEP.
Dinheiro esquecido: do que se trata?
De acordo com o banco central, existem cerca de R$ 58 milhões de PIS/PASEP disponíveis para saque que muitos cidadãos nem sabem que têm direito.
O dinheiro esquecido segue aguardando que seus titulares realizem o resgate das quantias. Vale ressaltar que o Banco Central não é o responsável direto pelo pagamento do valor do PIS/PASEP, mas ele obtém o conhecimento quando algum benefício não está sendo notado pela população.
O benefício do PIS/PASEP não foi sacado por muitos trabalhadores formais. O valor de R$ 58 milhões ainda está disponível para saque entre os trabalhadores de carteira assinada e os funcionários públicos também.
O Banco Central é responsável pelos pagamentos do PIS/PASEP?
Não, o PIS e o PASEP são programas de relacionamento entre empregador, empregado e o governo federal e não ficam guardados na conta do Banco Central.
Porém, eles são diferentes um do outro, a saber, o PIS (Programa de Integração Social ) engloba os trabalhadores que atuam com a carteira de trabalho assinada em empresas privadas.
Os trabalhadores dessa categoria recebem o benefício uma vez ao ano, pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), engloba os servidores públicos.
Esses trabalhadores recebem o pagamento do benefício também uma vez ao ano, porém, ele é depositado pelo Banco do Brasil.
É importante que o trabalhador que esteja dentro dos requisitos faça uma consulta para saber se tem direito de receber o dinheiro esquecido. É possível consultar o PIS pelo telefone do INSS no número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207, como também pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Já o PASEP pode ser consultado pelo Alô Trabalhador no telefone 158 ou pelo número 0800 729 0001.
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Para receber o dinheiro esquecido, o trabalhador formal ou servidor público deve cumprir as seguintes regras:
– Estar registrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
– Ter os trabalhistas dados atualizados na RAIS ou e-Social;
– Ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
– Ter recebido renda de até dois salários mínimos no período do ano-base.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias