segunda-feira, julho 15, 2024
34.4 C
Portel

Educação financeira para crianças: organização e disciplina devem começar cedo

Especialista dá dicas sobre como abordar o assunto com os pequenos

Para ser uma pessoa organizada e planejada financeiramente é necessário aprender algumas habilidades e se dedicar a elas. Se ensinadas na infância, a disciplina com o dinheiro pode virar um hábito que garante vida e rotinas mais tranquila com as finanças.

Mas, como falar sobre dinheiro e orçamento nem sempre é uma tarefa fácil, seguir algumas dicas pode facilitar o processo. Especialistas defendem que quanto mais cedo a conversa começar, melhor e quanto mais lúdico o assunto for apresentado, as chances de ele ser aceito é assimilado são maiores.

É fundamental, também, respeitar o estágio de aprendizado. Por exemplo, não adianta falar de juros compostos com uma criança bem pequena ou algo simples demais com criança mais velha, é preciso adaptar o que for possível ao estágio da criança, afirma o especialista em investimentos da XP no Pará, Luan Sinimbu.

Também é fundamental ensinar pelo exemplo. “É importante que a pessoa responsável pela criança seja alguém que organize suas finanças de forma clara ao ponto de ter reservas para cada momento da vida, como fazer uma viagem, ir ao supermercado ou mesmo comprar um brinquedo de forma periódica. Desta forma, fará com que a criança use a memória afetiva no futuro para também se organizar financeiramente”, alerta.

Outra orientação é trocar a mesada por “semanada”. “Trocar o cofrinho por alguma outra ferramenta ou objeto que permita que a criança enxergue o dinheiro crescendo ou diminuindo é fundamental. Neste cenário, a pessoa responsável pela criança pode explicar os porquês de ter aumentado ou diminuído a quantidade de dinheiro da criança. Com o tempo, vai ser possível, inclusive, estabelecer metas de ganhos e gastos com a criança”, orienta Luan Sinimbu, da XP no Pará.

Como ensinar educação para crianças

  • Introduza o assunto logo o mais cedo possível
  • Adeque a linguagem de acordo com a idade da criança
  • Ensine pelo exemplo: se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido
  • Mesada, semanada ou quinzenada, o nome e a frequência variam de acordo com a idade da criança. O recomendado é que crianças mais novas não recebam todo o dinheiro de uma vez, pois são mais impulsivas e não têm noção de tempo.
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade