quarta-feira, 17 de setembro de 2025
26.1 C
Portel

Diálogos Amazônicos: coletiva com Funai e ministras é realizada no evento

Autoridades, representantes da sociedade civil, entidades e organizações de oito países da região amazônica discutem os principais problemas da região da maior floresta tropical do planeta nos Diálogos Amazônicos. O evento está ocorrendo desde a última sexta-feira, 4, e vai até domingo, 6, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Nesse momento, o público pode conferir uma coletiva de imprensa com as ministras Marina Silva (MMA), Anielle Franco (MIR), Cida Gonçalves (Mulheres) e a Presidente da Funai, Joênia Wapichana. O debate ocorre na Plenária B do Hangar. 

Dentre os principais intuitos da participação da Funai no evento, é possível identificar duas mesas de discussão, com foco nos seguintes temas.

1 – Política de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PNGATI):  Nesta mesa será amplamente discutida a PNGATI como perspectiva para garantir a posse plena das Terras Indígenas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os aspectos fundamentais dessa política, com ênfase em seu papel crucial na proteção e gestão ambiental das terras indígenas.

2 – Demarcações de Terras Indígenas no Brasil: Os processos e procedimentos relacionados às demarcações de Terras Indígenas no Brasil serão apresentados e minuciosamente discutidos. Os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas até o momento e os próximos passos para garantir os direitos territoriais dos povos indígenas serão temas centrais dessa mesa.

[[(com.atex.plugins.image-gallery.MainElement) Diálogos Amazônicos ]]

VEJA MAIS

[[(standard.Article) ‘Diálogos Amazônicos’: governo estadual participa ativamente da programação em Belém]]

[[(standard.Article) Diálogos Amazônicos: evento tem a missão de ouvir os problemas da região]]

[[(standard.Article) Diálogos Amazônicos: evento tem abertura oficial com lideranças indígenas de etnias do Pará]]

Fonte: Pará – O Liberal.com 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade