A véspera do Círio reúne diversas procissões e uma delas contempla moradores de uma das principais rodovias de Belém, que liga a capital paraense ao distrito de Icoaraci.A Romaria Rodoviária, procissão que ocorre na manhã do segundo sábado de outubro é uma demonstração de fé para Nossa Senhora de Nazaré. Com um percurso percorre de 15 quilômetros, a procissão tem uma estimativa de 500 mil pessoas, de acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré.Criada em 1989 pelo Sindicato Das Empresas de Transporte de Cargas (Sindicarpa), com as primeiras romarias saindo do Monumento da Cabanagem, no Entroncamento. Em 91, a procissão saiu do Terminal de Cargas, localizado no bairro do Coqueiro. Somente em 92, a procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.CONTEÚDO RELACIONADOCírio na AP 2023 será celebrado nesta semanaPosto irá atender permissionárias e ambulantesFamília doa café da manhã a sete mil romeiros do CírioA romaria tem saída prevista para as 5h30 da manhã de sábado, com previsão de chegada ao distrito de Icoaraci por volta das 8h30. Ao longo do percurso, várias homenagens são feitas a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida em um comboio de segurança, seguida por ciclistas e pessoas que fazem o percurso correndo.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
Na chegada da procissão, a imagem é conduzida até um palco que está montado no trapiche. Após uma benção especial, ela segue ao navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, de onde parte para a Romaria Fluvial, o chamado “Círio das Águas”.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias