A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Escritório Local de Novo Repartimento no sudeste paraense realizará no período de 14 a 17 de agosto de 2023, um Curso com o tema: práticas artesanais de produção de derivados de cacau e leite. Com carga horária diária de oito horas, totalizando 32 horas. O evento vai acontecer no Gleba Pacajazinho na Igreja Assembleia de Deus Missão e o público-alvo são agricultores e familiares da região.A instrutora da capacitação é a técnica Iolete Neves da Conceição Souza (Secretaria Municipal de Agricultura – Semear). Com o apoio do técnico Elvis Carvalho (Emater Pará). A ação tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Novo Repartimento através do Prefeito Valdir Machado e do Secretário Municipal de Agricultura, Edelson Storck (Técnico em Agropecuária cedido da Emater Pará).
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
Durante o curso serão ensinadas as práticas de produção de derivados de cacau e leite: doces de leite com chocolate, banana, leite com coco, cupuaçu; amêndoas caramelizada; chocolates em barra, com coco, em pó, amargo, brigadeiro, amendoim; balinha de gengibre com mel de cacau; geleias: de cupuaçu com mel de cacau, de abacaxi com mel do cacau; xarope e licor.Veja também:Lei prevê multa de R$ 250,00 para quem não ‘cuidar' do lixoResgate rápido: Até R$ 2,9 mil te esperam. Veja se você podePadre mais famoso do Brasil revela quanto recebe de salárioPara o Supervisor da Emater – Pará Regional Marabá o engenheiro florestal Fernando Araújo, “o Pará é atualmente o maior produtor de cacau do país. De acordo com o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, posição assumida graças ao, clima, solos, agricultores interessados,tecnologia de baixo impacto e áreas já desmatadas que podem ser incorporadas ao processo produtivo sem necessidade de desmatamento e ainda contribuir para a recuperação de áreas de reserva legal com sistemas agrícolas de baixa emissão de gases do efeito estufa.”
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
O Coordenador Local Elvis Carvalho Emater em Novo Repartimento pontuou. “O objetivo é a qualificação dos agricultores, familiares na perspectiva de agregação de valores aos produtos do leite e do cacau visando a geração de renda. É curso muito esperado, que rapidamente foram preenchidas todas vagas”, disse.Por orientação do Presidente Emater, o diretor Técnico Rosival Possidônio se fará presente acompanhado da Supervisão Regional. A Diretriz é a Emater mais próxima do/a agricultor e do campo.O curso faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater (Proater – Municipal) em consonância com Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau). Novo Repartimento segundo a Ceplac é o 5º produtor de cacau no Pará.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias