A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias vai acontecer entre os dias 30/08 e 1/09 em Belém e vai reunir representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados para tratar de questões que envolvem meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável. Entre os palestrantes internacionais, estão confirmados o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (1997-2007), Tony Blair; o 8º secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; e o ex-presidente da Colômbia (2018-2022), Iván Duque. Também estarão presentes o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; a ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Neidinha Suruí, entre outros.
DEBATES
A conferência é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia. Ao longo dos três dias, os participantes vão debater temas como: novas economias, bioeconomia, economia circular, minerais estratégicos, mercado de carbono, economia solidária, ESG, combate aos crimes ambientais. O foco será encontrar soluções para a manutenção da floresta viva e colaborar com a construção de uma agenda verde para a transição econômica.
FLAGRANTE
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu na última sexta-feira em flagrante um homem que receberia quase um quilo de maconha. A encomenda veio de São Paulo pelos Correios, com destino ao distrito de Vila dos Cabanos, em Barcarena. O flagrante ocorreu a partir da ação do cão farejador da Receita Federal, que indicou a possibilidade de haver substância ilícita dentro do pacote. Equipes da PF foram à agência em Vila dos Cabanos e abordaram a esposa do destinatário, que havia ido ao local retirar a encomenda.
REGULARIZAR
Mais 507 famílias foram contempladas semana passada com títulos registrados do projeto “Regularizar” da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado. Desta vez, em parceria com a Prefeitura Municipal, foi a população de Parauapebas que recebeu documentação durante programação da Semana Nacional “Solo Seguro”. Até 1º de setembro, haverá entrega de aproximadamente 3.500 títulos registrados. A iniciativa conta também com o trabalho do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Parauapebas e Associação de Notários e Registradores do Pará (Anoreg).
COMITÊ
A Prefeitura de Belém e representantes do governo do Estado participaram na última quinta-feira da primeira reunião do Comitê Técnico para a COP 30, criado por decreto federal para decidir sobre infraestrutura, logística e organização da COP-30, além de articular o diálogo da esfera federal com demais órgãos, entidades e sociedade civil. Entre os principais temas debatidos esteve a visita da equipe da ONU a Belém, para verificar a preparação da cidade para o evento internacional. Foram discutidas também obras de infraestrutura, necessidades de recuso e as adaptações do aeroporto e porto da capital.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entrega na manhã de hoje uma nova lancha de 350 HP, de mais de R$ 600 mil, para os órgãos de segurança pública que atuam em Cametá. A embarcação tem reboque para transporte, equipamento de salvatagem – coletes salva-vidas e boias – e utensílios para navegação, incluindo GPS e sonar.
Hoje se comemora o Dia do Mandato, no qual as imagens de Nossa Senhora de Nazaré, que saem em peregrinação pelos lares dos paraenses, recebem uma bênção especial. O dia todo é dedicado a essa prática instituída pelo Padre Barnabita Giovanni Maria Incampo, há 51 anos.
Para acolher, prestar atendimento multiprofissional e encaminhar vítimas de abuso sexual ou violência doméstica, o Hospital Geral de Mosqueiro abre, a partir de setembro, de forma inédita ,uma sala de acolhimento aos casos de violência doméstica e sexual.
A Prefeitura de Belém em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado (Sinduscon-PA), fez o plantio de 50 mudas de plantas para um “mini-bosque” na sede Campestre do Sesi, na rodovia Mário Covas. O plantio foi realizado por filhos de trabalhadores da indústria da construção. Cada muda plantada recebeu uma “certidão de nascimento” com o nome escolhido por cada criança.
O Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC) será realizado em Belém ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra. O EBAC é considerado o maior encontro da advocacia criminal brasileira. Vai discutir temas relevantes na defesa das prerrogativas da classe, fomentando da cultura jurídica e contribuindo para o aprimoramento da Justiça Criminal.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias