Durante o período da quadra nazarena, neste mês de outubro, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré têm a oportunidade de participar de uma extensa programação preparada para o Círio 2023. Na Praça Santuário, em frente à Basílica, no bairro de Nazaré, em Belém, além da exposição e visitação da imagem peregrina da santa, a diretoria da festa disponibilizou um dos carros de promessas, que está posicionado no local para receber os ex-votos.São os objetos de promessas que guardam histórias de fé e perseverança dos devotos de Nossa Senhora. Na manhã de ontem (10), fiéis aproveitaram a visita ao local para depositar os ex-votos. Entre eles estava a professora Ocileia Oliveira, 46, que depositou um pulmão de cera no carro.O objeto representa uma graça alcançada após um pedido feito à santa em um momento difícil para a família de Ocileia. Aos 82 anos, a mãe da professora sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser entubada. E hoje a devota agradece pela recuperação da mãe. “Trouxe um pulmão pela graça alcançada da minha mãe. Ela pegou uma pneumonia e foi internada em junho. Em agosto, ela teve uma parada cardiorrespiratória muito séria, foi para UTI e ficou entubada. Pedi muito à Nossa Senhora pela saúde dela, porque não é fácil uma senhora de 82 anos ser entubada. Agora ela está muito bem, graças a Deus”, relata.Conteúdos relacionados:Veja quais serão as próximas Romarias do Círio 2023Bandeira antiaborto no Círio gera controvérsia na webApós o Círio 2023, fiéis visitam Imagem Peregrina
BALANÇOApós a realização de sete romarias, incluindo a Trasladação e a procissão no domingo de Círio, o diretor-coordenador do Círio 2023, Antônio Salame, fez um balanço inicial sobre a programação deste ano, preparada pela Diretoria da Festa de Nazaré. Para ele, os principais objetivos estabelecidos foram alcançados, sendo o primeiro aproximar mais as pessoas de Deus e garantir que os devotos participem das romarias em segurança com ações para prevenir incidentes de gravidade.“A principal meta é aproximar as pessoas de Deus, porque sabemos que a vida vai dando certo. A gente vive em paz, pratica o perdão, não fazemos guerra. A gente percebia isso nos olhares, nas muitas romarias. No traslado rodoviário até Ananindeua e Marituba, por 54 quilômetros, a gente tinha uma presença constante do público, muitas lágrimas, pessoas de joelho, crianças, idosos. A gente vê a manifestação e a presença dessa proximidade maior com Deus”, declara.Quer ler mais notícias do Círio? Acesse nosso canal no Whatsapp Trabalhando em conjunto com diversos órgãos, a Diretoria da Festa adota algumas medidas para garantir que as romarias ocorram em segurança, a exemplo de não estender o traslado rodoviário para o período da noite, dentre outras ações.“A gente procura trabalhar para que todas as nossas atividades não tenham incidentes graves. Buscamos preservar a vida e não tem sentido a gente trazer as pessoas para as romarias e acontecer um incidente. A Trasladação, a romaria do Círio e a Moto Romaria também ocorreram sem nenhum incidente grave”, disse.
Salame falou ainda sobre o atraso para a saída da Trasladação devido a um problema detectado no atrelamento da corda aos anéis de aço. “Tivemos um incidente com a corda, mas não foi a corda que rompeu. Foi a sua forma de ligação com os anéis de aço que a gente acopla em cada estação. Isso não funcionou, temos que rever e fazer teste. Pedimos perdão a todos os promesseiros da corda, principalmente da romaria da Trasladação, porque no Círio conseguimos evitar isso”, informa.“Temos certeza que esse pequeno problema não comprometeu o brilho de toda a romaria. E aqueles promesseiros que estavam nas estações, na corda da Trasladação, temos certeza que Deus quer misericórdia e não sacrifício, e acolheu com certeza a promessa dessas pessoas”, declara.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias