sexta-feira, julho 19, 2024
31.9 C
Portel

Câncer gástrico é o mais frequente entre homens e mulheres

O governador do Estado e presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, participa hoje do seminário Desafios do Governo Lula para o Ambiente e Clima, realizado pela Folha de São Paulo. Durante o evento, que contará com a presença da ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva e entre outras autoridades, o governador participa da mesa de debates “Bioeconomia e a construção de um novo modelo socioeconômico para o país”, onde será discutida a criação de políticas públicas para diminuir o desmatamento e incentivar o modelo econômico mais sustentável para o país. O evento tem apoio da Open Society Foundations e será mediado pelos jornalistas Cristiane Fontes e Marcelo Leite.
APREENSÃO
A Marinha do Brasil apreendeu sábado uma embarcação que realizava pesca ilegal de lagostas na costa do Amapá. Foram cerca de 1 tonelada do crustáceo, da espécie vermelha, além de 3 mil metros de redes e 25 pares de boias de pesca. O barco pesqueiro foi abordado em alto-mar no dia 10 de maio, a 270 milhas náuticas (500 quilômetros) de Macapá. O Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá” conduziu a embarcação até o cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana (AP). O deslocamento durou dois dias. O barco pesqueiro, registrado no porto de Camocim, no Ceará, utilizava equipamentos de pesca não permitidos
CÂNCER
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer gástrico é o quarto tipo mais frequente entre os homens e o sexto entre as mulheres. O excesso de sal na dieta, a pouca ingestão de vegetais e de frutas frescas, o consumo abundante de álcool, o hábito de fumar, e o histórico familiar e genético são alguns dos fatores de risco para a doença. Uma pesquisa desenvolvida na UFPA identificou e a classificou as bactérias relacionadas ao câncer gástrico presentes no organismo de pacientes paraenses. O estudo deu pistas de que talvez, na Amazônia, a incidência de câncer gástrico para o vírus Epstein-Barr (EBV) no estômago seja duas vezes maior que o esperado.
PRIMAZIA
A atleta indígena Nanda Baniwa será a primeira mulher da América Latina a disputar o maior campeonato internacional de canoagem, que ocorre no período de 1° a 12 de junho, no Tahiti, arquipélago no oceano pacífico, localizado na Oceania. Isso só foi possível porque a prefeitura de Belém, através do Programa de Incentivo ao Atleta, mantido pela Sejel, vai custear a participação da atleta indígena na competição internacional, considerada a maior prova de V1 (canoa individual) do mundo
AVALIAÇÃO
Em 2022, a Universidade Federal do Pará alcançou seu melhor desempenho na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o crescimento da nota de 57 cursos de mestrado e doutorado. O resultado é motivo de comemoração para a comunidade acadêmica por revelar o porte da pós-graduação da instituição, que hoje está entre as dez maiores universidades brasileiras no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A UFPA oferta, atualmente, 96 cursos de mestrado e 48 cursos de doutorado e desponta por seu papel no avanço da fronteira do conhecimento na e sobre a região Amazônica.
LINHA DIRETA
Após a inauguração do Terminal Hidroviário de Mosqueiro no Dia do Trabalhador, a agente distrital Vanessa Egla adiantou que a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), está finalizando os estudos técnicos de viabilidade operacional, visando à instalação da linha fluvial Belém-Mosqueiro
É um antigo e sonhado anseio da população de Mosqueiro. Estudos técnicos já estão sendo feitos e a expectativa é que o serviço seja regulamentado, retomando a antiga rota para Mosqueiro que era feita exclusivamente pelo rio.
A Alepa realiza o encontro “Forma Alepa Itinerante”, em diversas regiões do estado, para qualificação dos poderes executivo e legislativo dos municípios com palestras sobre gestão organizacional, atividades políticas e gestão de projetos sociais. A Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), vai apoiar o evento que acontece em Breves dias 18 e 19.
Começará dia 22 a retirada dos restos de tronco e raiz da “Samaumeira do Can”. A decisão foi tomada pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da praça santuário, onde a árvore está localizada, após o recebimento do laudo sobre a saúde do vegetal.
O laudo foi elaborado por técnicos da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
A Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará (ATEP) realiza dia 19 evento alusivo aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no auditório do TRT8, às 9h. Profissionais e estudantes da área do Direito podem se inscrever, gratuitamente, no site www.atep.adv.br.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade