Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 13, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), recebeu as demandas dos proprietários de estabelecimentos do entorno da obra de construção do Boulevard da Gastronomia, em relação à interdição do espaço.
Os comerciantes solicitaram o encontro para pedir informações sobre o cronograma e o planejamento da obra. “Essa reunião veio para nos alinhar. Estamos felizes com a participação do Secretário, tirando as nossas dúvidas”, disse Nazareno Alves, sócio-proprietário de um estabelecimento no local que destacou ainda a importância do segmento ser ouvido. “Soube pelo Secretário que até outubro vai ser entregue toda a obra. Fiquei bastante animado e feliz porque vai trazer grandes benefícios para a população, para os turistas e para nós, como proprietários”, conclui Nazareno Alves.Na noite da segunda-feira (12), surgiram nas redes sociais vídeos e imagens que mostravam a interdição da obra. Boatos afirmavam que o trabalho havia sido interditado pelo Iphan, mas isso já foi desmentido pelo secretário de Urbanismo Deivison Alves, que explicou que a interdição já estava anunciada desde a assinatura da Ordem de Serviço (OS) e posteriormente foi divulgada nas redes sociais, portais de imprensa e entrevistas ao vivo.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
“Vamos liberar a via à medida que o serviço for finalizando. A drenagem e nivelamento de um trecho já estão quase concluídos e assim que o piso for colocado, já vamos liberar para o trânsito de pedestres”, acrescentou Deivison Alves.
Dentre as demandas apresentadas pelos comerciantes, a Prefeitura garantiu a inclusão de refletores, corredores de acesso para pedestres, diminuição da altura do tapume para que os estabelecimentos tenham mais visibilidade; a instalação de ponte de madeira (quando o serviço no piso for iniciado). Também ficou definido que as obras nas calçadas serão apenas de segunda a sexta-feira, para que aos finais de semana os espaços fiquem livres devido ao alto movimento naquela área.
As partes envolvidas terão reuniões quinzenais para acompanhar e alinhar informações sobre andamento da obra, de acordo com as reivindicações dos comerciantes. A fiscal de obra da Seurb, Tatiane Lins, também fará parte de um grupo com os proprietários para prestar contas semanalmente sobre o cronograma dos trabalhos.
O Boulevard da Gastronomia contará com áreas de convivência, ciclofaixa, quiosques para apreciação da gastronomia paraense e recuperação das praças e casarões do entorno. O espaço será mais uma opção de lazer e turismo gastronômico para Belém, que recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.VEJA TAMBÉM: Boulevard da Gastronomia deve ser entregue próximo ao Círio
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias