O corpo humano sobrevive apenas de dois a quatro dias sem água, e, dependendo do ambiente, o tempo de sobrevivência pode ser ainda menor, isso porque a água é o maior componente do organismo e o mais importante entre todos.
A desidratação ocorre quando o corpo perde mais água do que ingere, levando a uma diminuição nos níveis de água no organismo. Isso pode ocorrer por várias razões, como falta de ingestão adequada de líquidos, sudorese excessiva, vômitos, diarreia ou condições médicas que afetam a capacidade do corpo de reter água. Quando uma pessoa fica desidratada, uma série de mudanças e sintomas podem ocorrer no corpo.
Em casos graves, a desidratação pode levar a complicações sérias, como insuficiência renal, choque e até mesmo a morte. É importante tratar a desidratação o mais rápido possível, repondo os fluidos perdidos através da ingestão de água e, em casos mais severos, de soluções de reidratação oral ou intravenosa. A prevenção é fundamental, e beber água regularmente ao longo do dia é uma maneira eficaz de evitar a desidratação.
Conteúdos relacionados:
Saúde ocular: aprenda sete exercícios rápidos e fáceisCuidado! Beijo na boca pode transmitir doenças; veja quaisÓleo da lata da sardinha faz mal? É perigo para hipertensos?
Os idosos são mais suscetíveis a se desidratarem, já que 20% a 30% deles podem desenvolver o quadro devido a alterações fisiológicas naturais do envelhecimento.
Já adultos saudáveis, que conseguem ingerir a quantidade adequada de água, dificilmente sofrem desidratação. Exceto aqueles que praticam atividades físicas ou trabalham em locais muito quentes.
O consumo de água é altamente recomendado pelos médicos, pois previne doenças e outras complicações. Quer ler mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Quando ficamos muito tempo sem beber água, o organismo sofre alterações, aumentando assim o risco de doenças urinárias e também renais, além de alterar funções cognitivas, e mudanças no metabolismo.
Pessoas que conseguem melhorar o consumo de água durante o dia, conseguem prevenir a saúde renal e urinária, e reduzir bastante as chances de ter pedras nos rins.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias