Os milhões de estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 já podem acessar os locais de prova de forma rápida e simples. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, atribuiu os locais de prova com base nos CEPs fornecidos durante o processo de inscrição, garantindo que os locais de exame estejam próximos às casas dos estudantes.
Para saber o local de sua prova do Enem, é só seguir o passo-a-passo: Acesse a página do participante e informe o CPF e a senha cadastrados na plataforma GOV.BR. Após o login, clique na aba “Local de prova” e as informações, incluindo o endereço da prova, número da sala e horários do exame, estarão disponíveis para consulta.Importante ressaltar que, embora recomendado pelo Inep, a apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória nos dias do exame, mas os estudantes podem baixá-lo como um arquivo PDF para não perder as informações.CONTEÚDOS RELACIONADOS: Veja a lista do que pode e não pode levar para o Enem 2023A 9 dias do Enem 2023, o que estudar de última hora?
Problemas na distribuição de locais de prova
Nas últimas semanas, vários candidatos relataram problemas na distribuição de locais de prova, com estudantes sendo alocados em escolas distantes de suas residências, e alguns até em cidades diferentes. O Inep se pronunciou sobre o assunto e anunciou que os estudantes alocados a uma distância superior a 30 quilômetros de suas casas poderão solicitar a reaplicação da prova nos dias 12 e 13 de dezembro.
O ministro da educação, Camilo Santana, explicou que houve erros tanto por parte da empresa responsável pela realização do Enem quanto por parte dos próprios estudantes. Segundo o ministro, o contrato da empresa determina que nenhum aluno pode ter seu local de prova a mais de 30 km de sua residência, e a empresa se comprometeu a realizar a reaplicação, cobrindo todas as despesas, uma vez que foi um erro dela.Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos na página do participante entre os dias 13 e 17 de novembro e serão analisados pelo Inep. No caso de erros cometidos pelos estudantes, como a escolha incorreta do local de prova, o MEC não poderá garantir a reaplicação. O presidente do Inep, Manuel Palácios, explicou que os erros da empresa se relacionam a estudantes alocados na mesma cidade em que residem, porém em escolas muito distantes.
O Enem 2023
O Enem está programado para ocorrer nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, em todo o país. Cerca de 3,9 milhões de estudantes estão inscritos no Exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a resolução dos problemas na distribuição de locais de prova, os candidatos agora podem se concentrar em se preparar para o exame com mais tranquilidade e confiança.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias