sábado, novembro 23, 2024
22.6 C
Portel

As propostas e visões de Marco Pina para o Clube do Remo

O Remo já começou a viver as expectativas para as eleições à presidência do clube, que ocorrem no dia 12 de novembro. Ao todo, quatro chapas estão na disputa e quem vencer irá comandar o Leão Azul pelo próximo triênio.
Buscando fornecer informações abrangentes aos torcedores e a todos os interessados sobre as propostas, pensamentos e visões dos candidatos que concorrem à presidência do clube, o DOL apresentará cada uma das chapas e candidatos no decorrer desta semana.Conteúdo Relacionado:Comissão Eleitoral do Remo rejeita pedidos de impugnaçãoVeja as chapas oficializadas para as eleições do RemoPara começar, Marco Antônio Pina, mais conhecido como Magnata, que terá Gilmar Nascimento e Nelson Tupinambá como vices-presidentes na chapa denominada de: “Por um Remo Forte e Vitorioso”.
Ao todo, foram realizadas as mesmas 10 perguntas para cada candidato, abordando vários temas, como financeiro, sócio torcedor, categorias de base e afins. Acreditamos que a transparência e o entendimento claro das plataformas e intenções de cada um são essenciais para uma eleição justa e informada. 
Acompanhe a entrevista com Marco Antônio Pina:1- Qual é a sua visão para o futuro do Clube do Remo e como você planeja alcançá-la?”Nossa visão de futuro, bem próximo, é um Clube do Remo profissionalizado, com gestão transparente, com as dívidas sanadas e equilibradas de verdade, com novos negócios que garantam sustentabilidade financeira. Vejo o Clube do Remo do futuro com grandes conquistas no futebol profissional. Um Clube do Remo reestruturado, profissional, com poderoso plantel, comissão técnica competente, com uma base forte, revelando talentos e integrada ao futebol profissional. Com o associado satisfeito, frequentando com sua família a sede social reformada, confortável, segura, acessível, com vários serviços disponíveis e programação para todas as idades. Com reestruturação do centro de treinamento, com novas instalações, acomodações confortáveis, refeitório digno e que possam maximizar os resultados dos atletas profissionais do futebol profissional e da base”. 

  “O Clube do Remo do futuro precisará dar progresso à sua sede náutica, para que volte a conquistar títulos em suas competições, pois lá é o início de tudo. Um Clube do Remo com seus esportes olímpicos fortalecidos, com recursos garantidos pelas próprias imposições estatutárias. Com a mulher remista inserida em todos as áreas do clube e sendo cada vez mais protagonista. A pessoa com deficiência com a possibilidade de viver plenamente o clube, tendo oportunidade da prática de esportes. Com o Sócio-Torcedor da capital e do Interior motivados e em grande número. E principalmente, e isso inclui a todos, com a torcida azulina feliz, satisfeita e orgulhosa com seu plantel profissional. Nossa visão de futuro para o Clube do Remo é ele voltar a ser protagonista nos gramados, nas águas, quadras, pistas. Com um Baenão confortável, seguro, acessível, com as famílias nas arquibancadas. Nossa visão de futuro, é o Clube do Remo na Série A, onde é o lugar dele, junto aos grandes, porque ele é gigante! Esta é a nossa visão de futuro para o Clube do Remo. E é pra isso que nós vamos trabalhar, arduamente”.2- Como pretende lidar com os desafios financeiros do clube?
“Com completa responsabilidade e seriedade. É claro que os desafios são grandes. Pelo que temos visto, a atual gestão vai deixar um passivo grande e que exigirá muito dos profissionais direcionados em suas áreas. Maior do que imaginávamos. Mas temos propostas para fazer com que o Clube do Remo aporte novas receitas, com lojas próprias, na capital e no interior, com mais produtos à disposição da torcida, para todas as faixas de renda, mais vantagens com o propósito de atrair e motivar o Sócio-Torcedor, investir e estruturar as divisões de base para formar novos talentos e gerar receita para o Clube. Nos preparamos pra isso. Fiz uma imersão em 12 clubes de Série A e vi que é possível construir um Remo forte e vitorioso, com planejamento e pés no chão. Teremos assessoria, consultoria da mesma empresa que reergueu o Fortaleza Esporte Clube. Um dia desses, em 2017, o Fortaleza estava enfrentando o Remo na série C e olha hoje onde eles estão, cinco anos na série A, disputando campeonatos internacionais todo ano, e hoje é finalista da Sul-Americana. Eles não fizeram milagre e nem precisaram vender o clube. Mas se modernizaram, se profissionalizaram, investiram em planejamento e os resultados vieram. Se o associado quiser e Deus permitir, faremos a mesma coisa no Clube do Remo, de forma profissional, planejada, transparente e com austeridade financeira e responsabilidade fiscal”.3- Qual a estratégia para fortalecer as categorias de base do clube e desenvolver talentos locais?”Garantir o repasse dos percentuais previstos no Estatuto do Clube do Remo (referente a patrocínios e rendas líquidas do futebol profissional) tanto para os esportes olímpicos, como para a divisão de base. Hoje, o Clube do Remo não investe na base. Tem vida através do auxílio de sócios abnegados. Então, além de garantir recursos, vamos reestruturar o departamento, contratar os profissionais necessários pra acompanhar o dia a dia dos atletas, criar polos de formação em parceria com a iniciativa privada e as prefeituras dos municípios das diversas regiões do Estado do Pará (Marajó, Nordeste, Oeste, Sul, Sudeste). Vamos transformar a área adquirida em Outeiro em um CT, dando o devido progresso às instalações, para receber a garotada dos polos e da própria capital, com dignidade e segurança. Vamos construir alojamento confortável, refeitório, academia, NASP exclusivo, salas multiuso, setor administrativo. Garantir educação, e tudo que for preciso para a formação moral, ética e profissional da garotada. Vamos fazer intercâmbios com outros clubes de fora para dar experiência aos garotos e, sobretudo, aproveitar os novos talentos no futebol profissional. Vamos trabalhar, incansavelmente, com o fito de adquirir o certificado de clube formador, após todos estes ofícios iniciais”. 

 4- Quais medidas serão adotadas para aumentar a base de sócios e como fazer esse programa deslanchar? “Os sócios (Proprietário e Torcedor) são uma importante fonte de receita e apoio ao Clube e precisam ser valorizados e respeitados. Eles querem é comemorar uma equipe forte e vitoriosa, então, primeiro é montar um plantel competitivo, com conquista de títulos, acessos. Temos certeza que isso irá motivar ainda mais a apaixonada Nação Azulina e consequentemente aumentar o número de sócios através do resultado. Segundo, é ofertar um clube de vantagens para todos os tipos de sócios, bem como oferecer novas possibilidades e experiências, nunca antes vividas, como por exemplo, sortear mensalmente dois sócios para acompanharem o Clube do Remo em viagens fora de Belém e fora do estado com as despesas todas arcadas pelo clube”. 

 5- Qual é a sua experiência anterior em cargos de liderança em organizações esportivas ou em gestão esportiva?”Nossa trajetória e experiência foram construídas no Clube do Remo. Somos Conselheiros. Comecei como fiscal de vendedor ambulante, depois fui assessor da presidência, diretor de estádio, diretor de futebol profissional e vice-presidente. Gilmar Nascimento e Nelson Tupinambá atuaram no setor jurídico do clube. Foram responsáveis pela renegociação de dívidas, suspensão do leilão da sede social, reforma da sede náutica. Somos muito experientes e conhecemos a fundo o Clube do Remo. Mas para aprimorar essa experiência, fiz uma imersão nos principais clubes do Brasil. Conheci modelos de gestão, profissionais da área esportiva, fiz network e construí parcerias, como por exemplo a parceria com a Gomes de Matos Consultoria, que auxiliou o Fortaleza Esporte Clube a sair da Série C em 2017 e chegar onde está hoje. Isso nos permitiu elaborar um plano de gestão com propostas exequíveis para profissionalizar e modernizar o Clube do Remo, e torná-lo forte e vitorioso em curto prazo”.6- Como você pretende melhorar a infraestrutura do clube, como o Baenão, CT, NASP e instalações para torcedores?”Um dos nossos compromissos é de zelar, valorizar e investir no patrimônio do clube. Isto beneficiará os associados, colaboradores, atletas e torcida. Vamos investir na sede social para que ela seja viva, acessível e autossuficiente. Reformar o edifício principal, equipando e climatizando o salão de festas para gerar receita, implantando o Memorial Azulino para expor nossos troféus e nossa história de forma digna e respeitosa, como merece ser apresentada. No Baenão, pretendemos construir, em parceria com a iniciativa privada, a Bancada das Mercês, construir mais bilheterias e melhorar o acesso do torcedor. Vamos construir mais banheiros masculinos e femininos e os banheiros família e PCD. Queremos as famílias de volta ao Baenão. Instalar câmeras de alta definição dentro e fora do estádio conectadas ao Sistema de Segurança Pública, inclusive com reconhecimento facial, e implantar espaços gastronômicos para que a experiência no estádio seja prazerosa e segura. O jogo oficial de futebol profissional precisa ser um espetáculo, antes, durante e depois do seu término”. 
  “O NASP será reestruturado com novos equipamentos e profissionais para atuar na prevenção de lesões e redução do percentual de atletas no departamento médico durante a temporada. Isto contribui de forma significativa para as vitórias e conquistas. A área do Outeiro também precisa de muita infraestrutura pra se tornar um Centro de Treinamento de fato. Vamos construir portal de entrada e guarita, instalar sistema de segurança, construir alojamento, refeitório, academia, implantar um NASP exclusivo, espaço administrativo e salas multiuso, para receber os novos talentos com conforto, segurança e dignidade”.7- Qual é a sua estratégia para atrair patrocinadores e parceiros comerciais para o Clube do Remo?”Parceiros e patrocinadores querem investir em marcas fortes e que proporcionem visibilidades positivas às suas marcas. Como nos preparamos, fizemos imersão e contratamos uma assessoria pra construir este projeto para um Remo forte e vitorioso, várias empresas viram a seriedade das nossas propostas e já entraram em contato. No momento certo vamos anunciar os interessados e trabalhar de forma transparente todas essas possibilidades e trazer muitos recursos através de parceiras e patrocínios, se Deus assim permitir”.8- Como você abordaria questões de governança e transparência no clube, garantindo que as operações sejam éticas e financeiramente responsáveis?”Como havia dito, anteriormente. Nossa gestão será profissional, responsável e transparente. O Clube do Remo precisa disso para tornar-se forte e vitorioso. Vamos obedecer ao Estatuto. Usar o portal da transparência do clube e praticar uma gestão com austeridade financeira e responsabilidade fiscal. Vamos ter um plano, metas e objetivos que serão de conhecimento de todos. Todos contratos que tenham vigência após o mandato será apresentado ao CONDEL, para autorização e concretização de negócios. O associado terá ciência de tudo que ocorrerá na gestão através do portal da transparência. Diferente do que vemos hoje. Falo isto com uma dor no coração, mas não sabemos a real situação do clube porque foi “vendido” para o Conselho Deliberativo, para os associados, torcida e para a sociedade de que as dívidas estavam administradas, que teríamos de 4 a 5 milhões de reais pra iniciar a temporada, mas pelo que tomamos ciência fática e real, é preocupante. Infelizmente a atual gestão administrou muito mal o clube, tendo o maior orçamento da história e não ganhou nada, não avançou. Esse ano lutamos pra não cair para a série D. 
  “O atual vice-presidente, que é candidato agora, vai deixar o clube endividado, sem nenhuma certidão negativa. Pra se ter ideia, o Clube do Remo não operacionaliza uma conta bancária própria. Sabe-se lá o motivo. Usam a conta bancária de uma associação de torcedores e que não se sabe quem é o responsável, não temos acesso aos extratos. Talvez o Remo seja o único clube do Brasil a fazer isto. Então, só iremos saber a realidade de fato, se ganharmos as eleições, assim Deus permitindo. Aí pode ter certeza, o primeiro ato de gestão é contratar uma empresa de auditoria externa e independente pra levantar minuciosamente essa situação e o que tiver de problema, vamos trabalhar com soluções. Então, na nossa gestão, é profissionalismo, transparência, austeridade financeira e responsabilidade fiscal. É assim que o Clube do Remo voltará a ser forte e vitorioso!”9- Qual é a sua abordagem para lidar com questões de diversidade e inclusão no clube?
“O Clube do Remo é um patrimônio do Estado do Pará e precisa ser exemplo de inclusão e respeito a todos. Vamos estar na vanguarda. Vamos realizar campanhas de sensibilização nas nossas redes sociais e nossos espaços de combate à violência, discriminação, preconceito de gênero, orientação sexual, raça, credo, etarismo e condições físicas. Iremos tornar nossos patrimônios acessíveis, suprimindo barreiras físicas, construindo rampas e banheiros pcd, instalando elevador, usando linguagens inclusivas. Além de iniciar um projeto de esportes paraolímpicos. Isso é um prioridade para nossa gestão”.10- Treinador e executivo são peças fundamentais para a temporada do futebol. Quais os nomes de sua preferência para esse cargo, visto que a eleição já será dia 12 novembro e o clube terá menos tempo de planejamento para iniciar 2024. “Estamos analisando perfis de profissionais e já estamos conversando com alguns. Dois treinadores e dois executivos estão em nosso radar, assim como doze atletas que estão disputando a Série B. A maioria desses atletas já em tratativas avançadas. Já estamos vendo local para pré-temporada, faltando apenas o período, o que ocorrerá com o planejamento da comissão técnica que se integrará ao projeto de gestão. Estejam certos, com foco na Série B, o Remo voltará a ser forte, protagonista e vitorioso em todos os cenários”. 

 

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade