O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou na manhã desta quarta-feira (11) a publicação da portaria que prevê a criação do Minha Casa, Minha Vida Cidades. O projeto dispõe de contrapartidas da União ou de estados, municípios e do Distrito Federal para operações de financiamento habitacional para famílias com renda mensal de até R$ 8.000,00.
“Na prática, vamos somar os subsídios do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que podem chegar a até 55 mil reais, com os incentivos dos Estados e Municípios, o que pode zerar a entrada e reduzir o valor das parcelas do financiamento habitacional com recursos do FGTS, para famílias com renda mensal de até 8 mil reais”, explicou o ministro. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Jader Filho (@jaderbfilho_)
O projeto, de acordo com o ministro é resultado de um amplo diálogo com a Casa Civil. Para que a iniciativa ocorro como o esperado, é necessário firmar parcerias com as prefeituras e governos estaduais para incentivar a contratação de novos MCMV.
Com a iniciativa, espera-se que as famílias que não têm dinheiro o suficiente para pagar o financiamento ou a entrada. A expectativa é que estes valores sejam reduzidos significativamente.
“Isso vai beneficiar, e muito, as famílias que podem pagar a prestação, mas não tem o valor suficiente para iniciar o financiamento. Agora, é a hora de firmar parcerias com prefeitos e governadores para impulsionar as contratações do novo MCMV. Para melhorar a vida das pessoas e gerar emprego e renda”, concluiu Jader Filho.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias