Moradores do bairro Castanheira, em São Miguel do Guamá, no nordeste do Estado, estão há 36 horas sem energia elétrica. Pelo menos é o que afirmam os moradores. A Equatorial Pará informou que o problema na luz foi causado devido a um defeito no transformador que atende a localidade.
O autônomo Adonai Fernando de Oliveira, de 51 anos, vive há dez anos na Rua Cumaru. Ele conta que a falta de energia na área é frequente e traz diversos problemas para os residentes. Incluindo a filha dele, que tem 16 anos, diagnosticada com diabete tipo 1 e faz utilização de insulina, para poder manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. “Quase que perdemos a insulina dela por falta de energia na geladeira e na casa. Tive que levar para a casa de uma vizinha em outro bairro, porque não tínhamos energia. Alimentos foram perdidos. Algumas coisas não tem como aproveitar mais. A gente fica no prejuízo”, diz ele.
A dor de cabeça, ainda de acordo com o morador, também afetou o estabelecimento comercial que ele tem com a esposa. “A gente tem uma fábrica de pão de queijo, salgados. Perdemos uma parte da mercadoria. O que estava congelado a gente conseguiu tirar e transportar para outro bairro. O que estava pré-congelado, perdemos”, lamentou.
Segundo Adonai, o fornecimento do serviço foi paralisado logo na madrugada de quarta-feira (4), por volta das 4h. “É um bairro que sofre muito com a falta de luz. Na quarta (4), às 4h, faltou energia. Estamos sem energia, sem água, porque seca as caixas d’água. É complicado. Um amigo meu tem um filho recém-nascido e teve que levá-lo para dentro do carro com o ar-condicionado ligado para fazer o menino dormir. Um calor infernal”, acrescentou.
Durante a conversa com a redação integrada de O Liberal, Adonai esclareceu que, na tarde desta quinta-feira (5), uma equipe da Equatorial foi até o local para tentar resolver a falta de luz. Procurada pela reportagem, a empresa concessionária de energia confirmou que “uma equipe técnica para o bairro Castanheira, em São Miguel do Guamá, para normalizar o fornecimento de energia elétrica”.
A distribuidora reforçou que as equipes técnicas e comerciais não medirão esforços para solucionar o problema no menor tempo possível e lamentou os transtornos causados. Em casos de falta de energia, os clientes devem registrar as ocorrências através dos canais de atendimento: 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.
Fonte: Pará – O Liberal.com