Reforçando o trabalho de diálogo e aproximação do Ministério das Cidades com os municípios brasileiros, o ministro Jader Filho participou do 1º Seminário “Cidade em Debate: Desafios e Possibilidades”. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (2) em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará.
O evento teve como objetivo reunir com as representações municipais para traçar planos, ouvir as lideranças, apresentar iniciativas e fortalecer parcerias para fomentar o desenvolvimento econômico e social das cidades da região.
São Miguel do Guamá foi escolhida como sede do seminário por conta de sua importância econômica regional. A cidade é considerada o maior polo cerâmico e serralheiro do norte do Brasil – com 46 cerâmicas e 20 serrarias que geram mais de três mil empregos diretos.
Além de Jader Filho, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, também estiveram presentes, assim como mais de 50 prefeitos de municípios das Regiões de Integração do Guamá, Capim e Caeté.
Jader Filho destacou que o 1º Seminário das Cidades é apenas o começo de uma longa jornada, que pretende percorrer diversas regiões do Pará e do Brasil, levando a estrutura e equipe do Ministério das Cidades para mais próximo dos municípios brasileiros.
“Precisamos ouvir os prefeitos e os vereadores para retomar o pacto federativo e para que as políticas possam chegar até os moradores das cidades do país. Quem melhor entende dos problemas de cada município são os vereadores e os prefeitos”, comentou o ministro.LEIA TAMBÉM:+ Presidente do Senado elogia ministro Jader Filho+ Ministro da Casa Civil exalta gestão de Jader Filho no MCid+ A Voz do Brasil: Jader Filho pontua mudanças no “Minha Casa”
“Nós viemos aqui para falar e para ouvi-los. Com isso, podemos possibilitar a ligação entre as demandas dos municípios e as políticas do Governo Federal. Asfalto, habitação, saneamento e mobilidade são essenciais para qualquer cidade, por esta razão apresentamos os projetos que estamos desenvolvendo nos ministérios das Cidades e da Integração e reforçamos a nossa disponibilidade em atender a todos”, disse.
Waldez Góes declarou que neste momento onde o Pará foi escolhido como sede da COP-30, em 2025, a presença e participação dos municípios é de suma importância na construção do legado que o evento global vai trazer ao estado.
“É muito bom saber que prefeitos, vereadores, comunidades locais, associações e muitos outros entes estão participando da construção das políticas públicas para toda a região. Em breve o Pará, a Amazônia e o Brasil serão destaque mundial com a COP 30. Faremos a maior e melhor Conferência do Clima da história. O legado será enorme na área do meio ambiente e nas outras áreas que serão beneficiadas com investimentos”, destacou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.
MINISTÉRIO ITINERANTE
Jader Filho adiantou informações sobre os próximos encontros com prefeitos paraenses, os quais deverão ocorrer nas cidades de Santarém e Altamira, no oeste e no sudoeste do Pará, respectivamente.
Nas duas ocasiões, a intenção é reunir novamente a equipe do Ministério das Cidades — como foi feito em Parauapebas no dia 14 de abril e em São Miguel do Guamá neste dia 2 de junho — para consolidar o compromisso e a disponibilidade do Governo Federal em retomar o diálogo com os municípios, os programas sociais e as políticas públicas essenciais para a vida dos brasileiros.
“É importante vocês ouvirem o que a nossa equipe tem a falar e apresentar para que vocês, prefeitos, possam se habilitar e ter acesso aos programas e iniciativas, tanto do Ministério das Cidades, quanto do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional”, explicou Jader Filho.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias