Em Portel, município do estado do Pará, o Dia do Evangelho é celebrado anualmente, na segunda sexta-feira de novembro. A data foi instituída oficialmente pela Lei Municipal nº 777, de 28 de maio de 2010, como um evento religioso-cultural, com o objetivo de reconhecer e valorizar a contribuição da comunidade evangélica e outras denominações que fundamentam sua fé no Evangelho de Jesus Cristo.
Após anos passando despercebido, o Dia do Evangelho em 2024 ganha novo destaque e visibilidade na sociedade portelense. O Executivo Municipal também é autorizado a colaborar na organização das atividades, que devem incluir manifestações culturais e religiosas, integrando a população local em celebrações de caráter ecumênico.
Uma data para valorizar a fé e a contribuição social
O Dia do Evangelho, além de promover a fé, se constitui em uma oportunidade para a comunidade evangélica mostrar seu impacto positivo no município. Esta data segue o exemplo de outras celebrações similares no Brasil, como o Dia Nacional do Evangélico, celebrado em 30 de novembro, instituído pela Lei nº 12.328 de 2010, em reconhecimento à influência das igrejas evangélicas no país.
As raízes históricas do protestantismo, que originaram a tradição evangélica, remontam ao século XVI, quando a Reforma Protestante de Martinho Lutero deu início a um movimento de separação da Igreja Católica. Desde então, o protestantismo se diversificou em várias denominações, incluindo igrejas luteranas, batistas, presbiterianas e pentecostais, cada uma com seus ritos e contribuições sociais específicas.